quarta-feira, 21 de abril de 2010

As galerias de Juiz de Fora


Uma das características urbanas de Juiz de Fora são as galerias de comércio na área central. Embora não sejam expressivas em qualidade arquitetônica, conferem à Juiz de Fora uma identidade marcante, proporcionam um interessante conjunto de vias de pedestres que perfazem juntamente com as ruas Santa Rita, São João,Halfeld, Marechal Deodoro, Mister Moore, dentre outras, um grande shopping aberto e diverso em quantidade e porte. Esse conjunto mantém a vitalidade da área central. Algumas existem desde a década de 1920, e desde então outras foram sendo abertas, seja como novas galerias ou ultimamente com o nome de shoppings centers, pois são construídas com inspiração nessa estética. Algumas galerias foram "modernizadas"' com a construção de escadas rolantes ou esteticamente prejudicadas com reformas de projeto de qualidade duvidosa.
De qualquer modo, andar pelas galerias centrais de Juiz de Fora é uma experiência fascinante, pois permite uma convivência segura, diversificada, agradável e democrática.
Essa característica tem sido estudada por várias pessoas e há publicações importantes a seu respeito como os arquitetos Gustavo Abdalla, 2000 e Giuliano Carvalho, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário