segunda-feira, 5 de abril de 2010

Sempre pode piorar


A multiplicação de prédios na área central da cidade é uma resposta à demanda gerada pela UFV. Mas o que tem sido feito é da pior qualidade em termos dos espaços que geram.

Disse um arquiteto que quanto mais largas são as calçadas, mais generosa é a cidade. Se formos por esse raciocínio, Viçosa está mal. Os prédios que estão sendo construídos ignoram qualquer tipo de generosidade urbana. Ocupam cada centímetro quadrado do solo.

Teremos cada vez mais ruas mal iluminadas e ventiladas naturalmente, as calçadas serão as mínimas possíveis, a visibilidade pouca, a acessibilidade comprometida pelas rampas das garagens e degraus.

As ruas estreitas ficarão ainda mais saturadas pois terão que receber o fluxo de muitos automóveis e espremer as pessoas em calçadas, que só não são mais estreitas porque pelo menos essa exigência legal permanece. Bem que já tentaram reduzi-la para 1 metro, quando acabaram com o recuo de 3 metros para novas edificações previsto no Plano Diretor de 2000.

Não há um mínimo de concessão ao espaço público. Não há gentileza nem generosidade. O lucro manda e molda uma cidade pouco humana. Não há espaço para a criatividade e bons projetos, que poderiam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Isso poderia até reverter no interesse e reconhecimento da população. Mas parece apenas devaneio de alguns poucos que se preocupam com o bem coletivo, pois parece muito mais fácil piorar cada vez mais a cidade.

Um comentário:

  1. Se tem alguma coisa boa nisso tudo é eu poder rever visoça em fotos e me atualizar das novas edificações da cidade!!!
    Valeu Italo, saudades
    Adriano Giacomin Grazziotti. (lembra???)

    ResponderExcluir