sábado, 31 de julho de 2010

China superlativa: impressões iniciais sobre um gigante


O imponente Pavilhão da China na Expo Shanghai (foto Ítalo Stephan, 2010)

O modernissimo bairro Pudong em Shanghai

A China já foi um lugar dos magníficos templos budistas, dos riquixás puxados por homens com os típicos chapéus de palha, de um povo muito pobre. Já foi, e só na cabeça dos ocidentais. A China passa por um processo de discussão intensa de como melhorar a qualidade de vida na populosíssima zona rural. Iniciou um processo intensivo de reflorestamento visando conter o aumento do deserto. Já é o maior parque utilizador do aquecimento solar e da produção de energia eólica no mundo. Está construindo 5 novas usinas nucleares. Já se tornou o maior construtor naval do planeta. Por outro lado enfrenta o enorme problema da poluição dos rios. Investe pesado em educação, ciência e tecnologia, pois mantém 1 milhão de estudantes fazendo pós-graduação em todo o mundo. Há uma população de cerca de 210 milhões de pessoas sem residência fixa, em busca de trabalhos nas cidades maiores, seja na fábricas ou na construção civil.

Num país de quase um bilhão e quatrocentos milhões de habitantes, em poucos anos ultrapassará os 50% de pessoas morando nas cidades. Esta população tão grande vive sob a política "um filho por casal " válida para a cidades e atá dois filhos, desde que o primeiro não seja do sexo masculino, para as áreas rurais. O número de filhos por casal está abaixo de 1,5 e espera-se que a população praticamente se estabilize daqui a vinte anos.

Durante os últimos cinqüenta anos a China viveu um período de mudanças extraordinárias. O pais foi transformado de uma sociedade semifeudal dominada por interesses estrangeiros, em uma superpotência. O país passou por revolução, fome, ondas de massiva centralização e descentralização, pestes, isolacionismo e entrou para a Organização Mundial do Comércio. O recorde chinês de tirar pessoas da pobreza extrema parece único na historia. Hoje, na China, há uma divisão cultura. As pessoas se enamoram de coisas modernas e internacionais e mostram grande respeito pelos elementos tradicionais.

Foto Shanghai:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.stsite.com/Shanghai/pict0000.jpg&imgrefurl=http://www.stsite.com/Shanghai/show.php&usg=__SIgzgKisH

Nenhum comentário:

Postar um comentário