sábado, 31 de julho de 2010

Shanghai, uma metrópole dos negócios

Shanghai - tradição para turista ver (Foto Ítalo Stephan, 2010)

Shanghai - uma cidade de arranha-céus (Foto Ítalo Stephan, 2010)

Em Shanghai, com seus vinte milhões de habitantes, há prédios de arquitetura ousadíssima, como a torre de TV, o Shanghai Commercial Center, um paraíso para os arquitetos mais famosos do mundo. À noite, os prédios explodem em cores e beleza. Ate os viadutos, alem de muito bem iluminados, mudam de cor a cada minuto. Há, ainda parques com os magníficos jardins chineses, onde cada coisa esta em um lugar por algum motivo e há, por todo lado, uma série de significados que um ocidental levaria anos para compreender.

Há ainda os bairros tradicionais, os hutongs, riquíssimos na arquitetura extremamente detalhada, com destaque para os telhados de beirais encurvados para cima, e as esquadrias de madeira. Nesses bairros movimentados estão os restaurantes e bares que vendem os famosos espetos de todos os tipos de carne e insetos. As galerias apertadas possuem lojinhas que vendes máscaras, leques, miniaturas de soldados, pinceis para escrita chinesa e os palitinhos decorados. Tudo somado resulta numa profusão de cores, sons e cheiros únicos. Bem ao lado destes locais muito procurados por turistas estão grandes shoppings centers com lojas de grife, para onde vão os chineses.

Como ocorre nas grandes cidades chinesas, antigos bairros são literalmente removidos e substituídos por prédios de múltiplos pavimentos de arquitetura moderna e cortados por avenidas com passeios largos, arborizados, ciclovias e várias pistas, muitas dessas vias expressas são ladeadas por jardins de paisagismo exuberante. Os moradores locais dizem que as pessoas removidas recebem apartamentos do governo. Como a China já vende mais automóveis que os EUA e o Mercado interno não para de crescer, milhares de automóveis entram em circulação nas ainda suficientes vias.

Um comentário:

  1. A China enche os olhos.
    Nem tudo tem bom gosto, mas uma coisa é fato, é ousado.
    Passar por cima do patrimônio é triste em qualquer situação, mas lá tem contexto diferente do nosso. Complicado essa mudança.
    O país das bicicletas tem se tornado dos carros.
    Conviver muita gente não deve ser fácil.

    ResponderExcluir