sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Absurdo do destombamento do Balaústre


Corre na cidade a absurda idéia de destombar o Balaústre, um de nossos poucos lugares agradáveis e simpáticos da cidade. Como membro fundador do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Cultural de Viçosa, um dos que lutaram pelo tombamento de vários imóveis na cidade, jamais serei favorável a qualquer tentativa a esse respeito.

Os bens tombados, ou qualquer dos seus elementos componentes, não poderão ser demolidos, salvo no caso de ruína iminente, nem modificados, transformados, restaurados, pintados ou removidos, sem a prévia autorização, em qualquer hipótese, do Conselho.

O destombamento só se justificaria se o balaústre estivesse sem conservação ou que pudesse ameaçar a segurança de alguém.

Há, circulando pelas cabeças e mãos das novas autoridades constituídas, um esboço muito medíocre de um projeto uma construção de uma solução viária que inclui uma rampa que liga a avenida Bueno Brandão com a travessa Belo Lisboa. Uma verdadeira aberração. Uma proposta isolada que destruiria o entorno da Estação sem resolver o trânsito, que invadiria a faixa de domínio da linha. Uma proposta mal subdimensionada em largura, extensão e raios de curvas insuficientes e que cruzaria por cima da linha férrea. Trata-se de uma proposta que causaria um evidente prejuízo à ambiência urbana e à qualidade de vida.

Se quisermos soluções sérias para a cidade, precisamos planejamento de verdade, seriedade e inteligência. Precisamos de uma ampla participação para discutir outros tipos de projetos sensatos e realmente úteis. Se quisermos resolver o problema do trânsito, que se eliminem as vagas a 45 graus da av. Bueno Brandão, coloquem mão dupla em algumas vias, confirmem a necessidade de se colocar semáforos, eliminem estacionamentos nas ruas, pensem no transporte coletivo, pensem na cidade como um todo. A avenida em cima da linha férrea , uma vez que será impermeabilizada, aumentará o número de alagamentos nos períodos chuvosos.

Mais uma vez, quando é que vão reativar o COMPLAN, que deveria estar atuando e opinando sobre essas e outras propostas, quem sabe evitando algumas das barbaridades já feitas?


Para saber mais sobre Patrimônio:
http://www.patrimoniocultural.org/Olinda2002/trabalhosSimposio/yacyAraFroner.html

6 comentários:

  1. italo, podemos contribuir com isso indo a uma sessão da camara? quando é que ela acontece? podemos pedir a palavra? o que podemos fazer mais? mandando uma carta? um abaixo-assinado?

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  2. Concordo com a ideia do Bruno. O DAU tem que se movimentar contra esse absurdo! É um crime ao patrimonio se Viçosa

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  3. Já é potencial da cidade e eu sou + 1 andão se bicicleta!!!

    Passei durante anos na lateral daqueles trilhos sob a terra batida. Quando chovia ia devagarinho para não me sujar como uma pincelada de barro no meio das costas. E quando ocorria, tudo bem. Água limpa tudo!

    Por falar em água, desde que formei, em 2007, a cidade se transformou demais. Coitado do São Bartolomeu. E do são Pedro também, porque os ares estão sendo ocupados cada vez mais. Oh, céus!

    Por lembrar da minha bicicleta de cestinha, com projetos, xerox, sacolas de supermercado, sapato novo, livros, plantinha e outros sonhos que levava ali, o que eu puder contribuir para impedir o absurdo de destruir o entorno da estação também farei!

    Fabiana

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  4. Por falar nisso, eu passei minha biclicleta para a Valdete (gente é Valdete mesmo?) lá do dau! rs

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  5. De todos os absurdos que vi e ouvi sobre o patrimônio cultural de Viçosa, este é o pior de todos...
    Soube que o Conselho se reunirá no dia 30 para discutir este assunto. Se ainda estivesse em Viçosa, gostaria de estar presente nesta reunião.
    Um abraço,
    Ricardo S. Teixeira

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  6. Isto é que é idéia de jerico. Este projeto de avenida é completamente estapafúrdio. O projeto do veículo leve sobre trilhos é, sem dúvida nenhuma, muito mais adequado e vantajoso. Pena que todos os jornais da cidade apoiam o prefeito. Ficamos só com este blog e o do Aguinaldo para manifestar nossa discordância. Mas a penetração perante o povo e bem menor.

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