segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Coimbra: uma cidade feia e doente


Coimbra, MG. Foto Ítalo Stephan, 2010. Verticalização, emparedamento, calçadas estreitas. Falta de identidade. Talvez devesse chamar Coimbra de "Qualquerlandia" que serviria para um sem número de outras cidades.
Coimbra, MG. Foto Ítalo Stephan, 2010. Avanços por sobre a via pública. Perigo da proximidade da fiação elétrica. Mal gosto: desproporção, falta de ritmo. Falta de identidade. 

É horrorosa a arquitetura (?) produzida na pequenina cidade de Coimbra, na Zona da Mata mineira. Uma cidade com menos de dez mil habitantes que cresce espremida, com prédios colados uns nos outros, avançando por sobe as calçadas públicas. São construções sem afastamentos, que ocupam taxas altíssimas de ocupação do terreno e que deixam a cidade doente, do corpo e da mente. Perde-se a ventilação e iluminação adequadas. Perdem-se espaços públicos, as ruas se estreitam e formas corredores. As construções são de uma plástica desproporcional, sem harmonia e sem gosto algum. É visivel que as construçoes empregam materiais de qualidade, mas é muito dinheiro mal empregado.

50 comentários:

  1. Conheça o Projeto GreenKeys, que desenvolveu uma metodologia para ampliar as áreas verdes das cidades http://migre.me/34MnN

    ResponderExcluir
  2. Argan Lopes Nanjunga Negão1 de setembro de 2011 às 21:41

    HAHAHAHAHAHA Rachei os bico. Muito massa. Sou dessa cidade "doente", ahauahauh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nigga sagaz! Estás há mais de 10 ano ilegal em nosso país. Não pagastes a multa que a Polícia Federal lhe impôs. Certamente tens fundos suficientes para pagar a nossa união. Colabore com as leis desse país que lhe recebeu de braços abertos! Swag!

      Excluir
  3. Meu filho, vc é um bosta! vc num entende merda nenhuma de engenharia, vc é uma bicha louca, tirou essas fotos de dentro de um onibus da unida !

    VTNC

    ResponderExcluir
  4. Detalhe: Nem toda a cidade foi projeta por Oscar Niemeyer . Então fica a dica . E creio eu que sua cidade não seja a mais perfeita assim pra fala da outras O.O By: Konoha Maru

    ResponderExcluir
  5. Muito praser ! Eu sou a maria rita, meu filho acabo de me mostra esse seu blog! voçe nao tem idia do que tá falando, aqui trabalamos co muito enpenho para dezenvolver nossa cidade co muita onestiadade !

    Tiau !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc precisa de umas aulas de portugues maria rita

      Excluir
    2. nossa maria rita vc deveria ir para a escola. antes de falar qualquer palavra. ou ta tirando onda com a nossa cara.

      Excluir
    3. Cara qual a necessidade de humilhar essa senhora

      Excluir
  6. Voce é um bosta que nao tem nada pra fazer. Vai chupar um canavial de rola. Vai dar meia hora de cu. Poe uma dentadura no cu e ri pro caralho. Voce deve ser uma bicha frustrada e fica descontando sua falta de pica onde nao deve.
    Fica de boa ai sua puta de feto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo 1 de março de 2013 18:42

      KKKKKKKKKK....
      Gente, nasci em Minas e não sabia que o povo mineiro era tão engraçado. Que criatividade nos xingos! Parabéns, Layane Cunha! Só tinha visto isto no Ceará. Amo o Ceará e as Minas Gerais. Parece até coisa de tv.

      Excluir
  7. Ae GaLeRa A PoRrA TaH BrOtAnUh DeXa KrEsCeR Ki Eh NoZ ViLa MeZiNa EhH NoZ Ki Eh!

    ResponderExcluir
  8. SEu cavalo de maminha !

    ResponderExcluir
  9. otnem eufui com rosaenuba e la efeio tabmemotaro

    ResponderExcluir
  10. Abre a porta ... Abre a porta ... Do seu coraçao.. !

    ResponderExcluir
  11. oie nao gostei desa materianao eu apresiando a cidade eu nen dfohaca naufv olha rosa narepresa

    ResponderExcluir
  12. vai tomar no cunha.

    ResponderExcluir
  13. O animal, pergunta o sô genésio se ele troca 10 reais em nota de cem !

    ResponderExcluir
  14. Mas eu acho que deveriam construir um curso de engenharia do petroleo em coimbra

    ResponderExcluir
  15. Tbm acho ô Allain.

    ResponderExcluir
  16. POW AKE MLK TU CURTE UNS PROG ROCK MANERO MLK TIPOW JETRO THULL PINK FLOYD GRAAF MIKE OLDFIELD TIPOW UNS KITARO TAMEM AKREDITO MAS JOW TU DA MTO FORA TA BLZ MLK TU EH BABAK PRA KARAIO TUA CIDADE EH UMA MERDA E UMA VERGONHA FIK NA TUA AE DOIDAO.

    ResponderExcluir
  17. Coimbra foi tirada das cucuias.Cda qual cosntròe o seu rancho. Como pode!
    Diferente da Cidade de Mariana-Sede do Arcebispado- Onde resido, que no centro histórico é obrigado a manter ou construir fachadas históricas. Como era antigamente no século XVl!A crítica sempre é bem vinda. Faz pensar. Nunca havia pensado nesta questão estrutural de nossa cidade. Faz pensar. Talvez quando for construir, pensar em contratar um arquiteto!Mas Coimbra pode até ser feia na visão do especialista, porém é maravilhosa de se viver!

    ResponderExcluir
  18. QUAL É A SEMELHANÇA ENTRE O PORCO E O URUBU ?

    AMBOS VOAM, EXCETO O PORCO !

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  19. Puuuxa meu filho a cidade vc pode achar feia mas garanto que tu me acha bonito!

    ResponderExcluir
  20. Velho como q faz pra crackear o windows 7???

    ResponderExcluir
  21. riririririiririririri Ano que vem, vou estudar na Unipac. iririiririririri

    ResponderExcluir
  22. Verdadi e ki nu ten gósi txeu profesor ki ka sabe splika matéria di maneras klaru kada bes mas ezijenti, ta txiga-nu na nos skóla lisensiadu ki rialmenti ka ten un formason ki bu pode abri bóka pa fla. Enbes di ripiti matéria es podeba daba otus kusa nobu kada anu. Ke-la sin, ta omentaba konximéntu.

    ResponderExcluir
  23. Zaindonaide Strikes Again27 de setembro de 2011 às 00:11

    keba si nu cunhecis cidadi de bardadi ca n'guiné !

    bo 'sta falandu merda! ba panha di galhu !

    ResponderExcluir
  24. Vou bater com o pau 7 vezes na tua cara.

    E fecha o cu pra falar cumigo .

    ResponderExcluir
  25. Quer dizer que doutorzinho acha Coimbra uma cidade feia? não sei o motivo pelo qual escolheu Coimbra, mas com certeza foi infeliz no comentário.existem médicos ruins, professores ruins, engenheiros ruins, e com certeza você é um arquiteto ruim.O grande profissional preocupa com formas de resolver um problema o que o SR. parece não faze uma critica ruim como essa só pode vir de uma péssima pessoa que usa um blogzinho de merda pra falar o que dá na telha. Nào to nem ai pra quem você eh seu mal amado filho da puta,vai se fuder

    ResponderExcluir
  26. vai da cu que vc ganha mais pois de arquitetura não entende nada. Vai estudar o desenvolvimento de pequenas cidades.

    ResponderExcluir
  27. como o Doutorzinho de merda quer falar de uma cidade hospitaleira, de pessoas de bom carater e bom gosto o que parece não ser o seu caso, pois ao escrever isso sobre coimbra mostrou não ter bom gosto, não entender nada de arquitetura e ainda quem sabe ter reebido algum dinheiro para escrever essas bobagens todos, vai aprender arquitetura primeiro para depois vir falar de coimbra seu idioto, debilmental filho da puta

    ResponderExcluir
  28. Paulo 1 de março de 2013 18:42

    KKKKKKKKKK....
    Gente, nasci em Minas e não sabia que o povo mineiro era tão engraçado. Que criatividade nos xingos! Parabéns, Layane Cunha! Só tinha visto isto no Ceará. Amo o Ceará e as Minas Gerais. Parece até coisa de tv.

    ResponderExcluir
  29. Era melhor ter ido ver Prometheus Machina - Denic Mo Bavim!

    ResponderExcluir
  30. cidade pukemon!
    só ten pukemon na cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta falando de quem, espécie?

      Excluir
    2. da espécie emilio jardim
      kekeekekekekeekekekekekekekekeke

      Excluir
    3. Insolente! Se fostes desta espécie, terias um cultura que não demonstras!

      Excluir
  31. vó lá buscar meu soco inglês pra resolver essa parada, viado

    ResponderExcluir
  32. to bolado com esse cara q n mostrou my house

    ResponderExcluir
  33. coimbra melhor do mundo o do ceara paraiba maldito vai morrer de cede na sua seca aqui não falta agua não ta

    ResponderExcluir
  34. Agradeço os comentários daqueles que fizeram alguma reflexão. Não falei mal de ninguém, não xinguei ninguém. Minhas críticas são para o tipo de cidade insustentável e sem identidade que estamos deixando para o futuro. Minhas críticas não são apenas para Coimbra, que possui uma boa qualidade de vida, mas como centenas de outras cidades, precisa corrigir alguns rumos.

    ResponderExcluir
  35. eu sei que voçe não falou mal de ninguem mas passar de onibus e criticar e facil porque não vai la e procura emprego com o cunha que saber ele te arrumar e voçe poderar provar que o profissinal quel aparenta ser como eu digo criticar e facil

    ResponderExcluir
  36. Essa seção de comentários deveria ser tombada como patrimônio universal da humanidade pela UNESCO

    ResponderExcluir
  37. A pior merda é a inveja quem desdenha quer compra vai ver que vc tentou comprar um lote na bacia das almas e não consseguiu .agora fica ai metendo o pau na cidade fala a verdade tá loco pra mora aqui

    ResponderExcluir
  38. Top 10 musicas da Guiné
    - NO NA CRITICA
    - FIDJOS DI GUINE NA ESPADJA
    - ES KI DRITO
    - PIQUE FOME
    - BO OBI MAS
    - CONBERSA DI BARDADI
    - NAU GUINE CA POBRI

    ResponderExcluir
  39. Pra mim Coimbra é uma cidade maravilhosa com bastante capacidade de melhorar ainda mais a cidade, além de ser uma cidade bastante limpa e organizanda diferente de outras, e tbm super acolhedora
    E bom Coimbra é uma cidade com bastante oportunidades de emprego, os alimentos não são caros e enfim é uma ótima cidade para morar

    ResponderExcluir