sábado, 22 de janeiro de 2011

Construir no construído


Um dos maiores desafios da arquitetura é construir algo novo junto à uma edificação preexistente, ainda mais quando esta possui qualidades de um patrimônio histórico.
O Hotel Rubim, em Viçosa, é um prédio de interesse histórico e de uma boa arquitetura eclética. Não é tombado pelo município. Está nas áreas de proteção do entorno da Casa Arthur Bernardes, da Estação cultural e do Balaústre, bens tombados.
Recentemente foi apresentado ao Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Cultural de Viçosa um projeto arquitetônico que consta da manutenção do prédio e da construção de uma torre na parte do terreno hoje vazio. De bom o projeto mantém a edificação. De negativo, uma torre de doze pavimentos será incrustada nos fundos, sem estabelecer relaçao com o prédio .
Arquitetos mundialmente famosos como Norman Foster (foto acima - Hearst Magazine Building em Nova Iorque) e Paulo Mendes da Rocha (foto abaixo - Museu Nacional de Belas artes, no Rio de Janeiro) fizeram projetos com essas características em prédios históricos.


O que foi discutido no Conselho não foi a rejeição do projeto, pois o prédio não é tombado e não há argumentos econômicos suficientes para impedir que fosse feita a edificação. Como está na área de proteção da Casa Arthur Bernardes (tombado também pelo Estado/IEPHA-MG) pediu-se uma análise do órgão. Coube ao Conselho  tentar diminuir o impacto e de mudar um projeto que apenas aproveitava o quintal para um projeto que integre as duas edificações e valorize o belo prédio do Hotel.


Em uma oportunidade recente, tentou-se buscar um parceiro para preservar o hotel e incluir uma edificação baixa no quintal, integrada com o prédio (croquis acima). Não houve sucesso.

2 comentários:

  1. Se vai ficar como na foto será mais um elefante branco no centro da cidade...

    ResponderExcluir
  2. Se ficar está na segunda foto, é um projeto muito interessante. Deve ser feito.

    ResponderExcluir