segunda-feira, 20 de junho de 2011

Minha casa minha (dí)vida em Viçosa

Coelhas 2 - casas muito acima do nível da rua, com rampas de 40% de declividade para automóveis ou casas abaixo do nível da rua, totalmente devassadas. Sol à tarde, de rachar! Haja vassoura e pano para tirar poeira! Foto Ítalo Stephan, 2011

Coelhas 1 - Casinhas coloridas em frente a vias amplas sem sarjetas. Terrenos de 10x12 m, gramadinhos em 60 graus. O uso de estruturas de contenção conhecidas como rip rap não deu certo, agora substituídos por muros de blocos de concreto. Sem áreas institucionais.  Foto Ítalo Stephan, 2011

Os dois conjuntos em Viçosa estão longe do centro da cidade, o acesso e por vias sem calçamento.
As casas bonitinhas na foto são pequenas, em terrenos pequenos.
Os construtores não aceitam afastamentos nas áreas valorizadas mas fizeram questão de usá-los em terrenos com 12 metros de profundidade!
Crescer, só em direção ao passeio, para cima significa desmanchar o telhado sem laje.

Terrenos pequenos, sem quintal, sem onde crescer. Foto Ítalo Stephan, 2011

Essas são moradias? Sala e quartos de 2,6 x 2,4 m.Cozinhas mínimas, banheiros com cerâmica apenas em parte da parede. Não há espaços para um quintal, uma arvorezinha qualquer. Cerâmica só no banheiro e na cozinha. Caminhos só na grama fofinha.

É uma solução muito ruim para a cidade, para os futuros moradores. Na balança uma casa menos ruim do que de onde eles virão, mas não é solução de moradia em uma parte da cidade que nem cidade é. Vai ficar pior que de onde eles vêm.

Moradia é muito mais que casinhas coloridas! Cadê trabalho, creche, escola, transporte, acessibilidade, mobilidade, posto de saúde, comunidade, identidade, praça ? Quantos anos a população iludida terá que esperar?

Cabe às próximas administrações incluir os conjuntos na malha urbana, dotando-as de acesso ao transporte público, serviços e equipamentos públicos. Ou seja, será preciso fazer algo que normalmente não se faz: planejar!

2 comentários:

  1. Infelizmente é a realidade em várias cidades com governantes que querem "fazer seu eleitorado" com opções sem qualidade. Não entendi porque o corte do terreno no coelhas 2 foi feito daquela forma também... na certa não houveram também maiores estudos e acompanhamento necessário da obra.

    ResponderExcluir
  2. VIÇOSA- MG, UFV COM UM DOS MELHORES CURSOS DE ARQ + ENGENHARIA DO BRASIL E VE ISSO E NÃO FAZ NADA !!!! CADÊ OS PROFISSIONAIS????

    ResponderExcluir