sábado, 16 de julho de 2011

Lelé e Minha Casa Minha Vida



O arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé,  foi convidado pela presidente Dilma Roussef para rever e apresentar uma solução ao programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. 


Conhecido pela Rede Sarah de Hospitais e Tribunais de Contas da União, um dos maiores especialistas brasileiros na pré-fabricação, apresentou dois projetos, inicialmente detalhados para regiões de favelas de Salvador - a urbanização de Pernambués, com ocupação mista de apartamentos e casas geminadas, e o conjunto habitacional para Cajazeiras.


Habitação de interesse social não é só um conjuntinho de casas coloridas. Tem de estar junto à cidade, tem de vir junto com infraestrutura, com creche, comércio, praça. Tem de ser novo, sair da enorme mediocridade,  incorporar tecnologias  e ser perfeitamente adequado as condições climáticas do lugar.


Lelé garante ter uma proposta para os dois pontos para críticos do “Minha Casa, Minha Vida”: a  baixa qualidade e o custo. “A construção civil é a coisa mais retrógrada do mundo. Se se quer construir no Brasil inteiro, impõem-se a industrialização e a qualidade. Isso só se consegue com tecnologia.” Outro problema do programa, de acordo com ele, são as normas da Caixa: “O programa da Caixa é tão restritivo que você acaba fazendo aquela porcaria. É preciso dar espaço para o sujeito criar”.


http://www.casae.com.br/construcao/maior-especialista-do-brasil-em-pre-fabricados-critica-%E2%80%9Cminha-casa-minha-vida%E2%80%9D/
http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/lele-projeta-duas-propostas-para-o-minha-casa-minha-vida-220098-1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário