sábado, 26 de março de 2011

Mestrado no DAU/UFV




Quer fazer Mestrado em AU no DAU/UFV?


ABERTAS INSCRIÇÕES 2011 MESTRADO DAU


Estão abertas as inscrições  para o processo seletivo para Mestrado em Arquitetura e Urbanismo do DAU para entrada no segundo semestre de 2011.

As inscrições serão feitas na secretaria da pós-graduação do dep. Arquitetura e Urbanismo - UFV, com a Ranyella no período de 01 de março a 16 de maio de 2011.

O edital está disponível no site da PPG-UFV e no link

http://www.dau.ufv.br/mestrado.au/docs/Edital_inscricao_Mestrado_DAU_01_2011.pdf .

Gustavo Penna em Viçosa?


Uma casa, projeto de Gustavo Penna, um dos arquitetos brasileiros "top 5" para mim, no Clélia Bernardes, em Viçosa.


É uma bela residência. Não sei ainda de quando é. E está muitíssimo bem cuidada!

quarta-feira, 23 de março de 2011

De Portugal


Olhem a qualidade da arquitetura produzida por arquitetos portugueses. Esta é uma "nursing home" em Alcácer do Sal, projeto da Aires Mateus Arquitetos. Ver em:
http://www.a212.com/2011/03/architectnursing-home-alcacer-do-sal.html

domingo, 20 de março de 2011

sexta-feira, 18 de março de 2011

Uma rua de Viçosa IV

Uma rua de Viçosa: espaços públicos (passeios) invadidos por rampas particulares e varandas; prédios de três pavimentos colados nas divisas, passeios descontínuos; passeios servindo de garagem; ausência de sarjetas e bocas-de-lobo; telhados "paulista", arquitetura ruim...

quarta-feira, 16 de março de 2011

Aqui e em todo lugar

Vocês já pensaram quando aquele monte de apartamentos e lojas estiverem habitados na rua dos Estudantes? Lá terá mais de duzentos imóveis. Se rolar um carro para cada um (considerem também carros de donos de lojas, clientes, caminhões, táxis, carros particulares de visitantes) se enfileirarmos, teremos uma fila com pelo menos um km de extensão. A rua tem uns 250 metros de extensão. A rua é estreita, tem péssimos acessos. E todo o fluxo será escoado para a congestionada Av. P. H. Rolfs e para a Vila Gianetti.Como será tal confusão?
Nas milhares de "rua dos Estudantes" no Brasil isto está acontecendo. 
Os nós vão acontecer. Só assim as autoridades correrão para dar soluções mirabolantes  e caras.
Planejar é antecipar: é o que os construtores não querem. Apenas mascaram empreendimentos com nomes bonitos e sugestivos como "Eco life", "Green tower", "Vila Fiori", "Parque dos Pássaros", "Villa Gaia" etc.
Solução: cidade sem automóveis; transporte coletivo, bom, confortável, seguro, barato e acessível; bicicletas, calçadas acessíveis. Ou devemos esperaro teletransporte? 

sábado, 12 de março de 2011

R$1,80?!

Ônibus em Viçosa a R$1,80? É um absurdo!
O Conselho Municipal de Transportes discutiu, mostrou-se planilha prá cá, planilha pra cá,  argumentou , o aumento foi "justificado" e o povo, usuário compulsório dos ônibus, mais uma vez perdeu. Isto não é política pública! O custo das passagens teria que ser subsidiado (a partir de uma política nacional).  O monopólio em Viçosa deveria ser questionado. Na Câmara Municipal, os vereadores contemporizaram e ficou por isso mesmo.
Por isso as pessoas, mesmo as mais humildes, quando podem,  colocam mais automóveis e motos nas ruas, quando não, deslocam-se a pé por grandes distâncias horizontais e, em Viçosa, (por que não?) verticais.

Um dia a casa cai


É perturbadora a forma com que a cidade vai crescendo, cortando morros, criando barrancos. Prédios são incrustados nos morros de alta declividade, onde não deveriam haver construções. Não há proteção: a terra fica simplesmente exposta, ampliando riscos.
É este o progresso que se quer? Prédios de péssima qualidade projetual, inseguros, em ruas muito inclinadas com péssima pavimentação. Calçadas, nem pensar.


Cadê a fiscalização (Prefeitura, CREA, Codema, IPLAM) para proprietários, construtores, engenheiros e arquitetos responsáveis por esses absurdos?
Você moraria num prédio cercado por barrancos mais altos que ele, sem nenhuma proteção?
Você teria uma noite de sossego sabendo que seu vizinho da rua de baixo, ou da rua de cima, armou uma verdadeira armadilha e acha que apenas a crença em Deus seguraria?
Quem responderá pelos possíveis danos futuros?
 As armadilhas vão sendo armadas. Um dia a casa cai.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Lei Ambiental em debate

Fiquemos de olho na discussão, no Congresso Nacional, sobre o projeto de modificação da lei ambiental no Brasil. Contestam o Código Florestal (Lei 4.771, de 1965 e a mpliação das Áreas de Preservação Peemanente - APPs em Medida Provisória de 2001). Os ruralistas querem que a faixa de APPs (áreas adjacentes aos cursos d'água) sejam reduzidos para até 5 metros, para que plantem, inclusive espécimes não nativas.
Os ambientalistas, que estão corretos, lutam para preservar os 30 metros, no mínimo, e manter o plantio de espécimes nativas.. Uma APP pode alcançar os 500 metros, nas margens de grandes rios.
O clima está num momento de fortes chuvas e grandes estiagens. Mas não podemos esquecer nunca que os leitos dos rios são reclamados constantemente, e os danos se agravam com os desmatamentos ou da invasões do que é proteção, do que é vida.

Foto em:
http://matasciliares.wordpress.com


segunda-feira, 7 de março de 2011

City.vi network

Eleja-me para Administrador do sítio de vídeos de Viçosa: Vicosa.vi.
Preciso de 162  votos!
Clique em “Curtir/Gosto”
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001986175216
Veja porque é importante
http://www.city.vi/
  

quinta-feira, 3 de março de 2011

Uma rua de Viçosa III

Uma rua de Viçosa: obras em construção, taxa de ocupação alta, declividade exagerada, lotes vagos e cheios de mato, sem calçadas, invasão do espaço publico, coberturas do tipo "paulista".
Péssima arquitetura, péssima aparência.
Sem sarjetas, bueiros: as águas da chuva escorrem superficialmente e vão desaguar em grande quantidade no vale.
Uma rua feia, estreita, inamistosa. Uma rua de Viçosa, como tantas outras.