domingo, 4 de novembro de 2012

Repercussões do Projeto de Criação da ZR5 em Viçosa


Luiz Flávio Cardoso

03 de Julho:"Com relação ao projeto de lei n° 50/2012, o líder do prefeito na Casa, Vereador Marcos Arlindo Pereira (PV) o retirou de votação. Marcos Arlindo e o presidente da Casa, vereador João Batista Teixeira (PR), reconheceram o erro de ser a favor do projeto. Depois de uma conversa com os moradores do Paraíso, os vereadores verificaram que em muitos pontos o projeto não contemplava os moradores".essa foi a última fala antes da eleição, o combinado foi discutir o projeto, porque agora já queriam votar?

Bom dia! Eu tinha avisado aqui no grupo que assim que as eleições terminassem o projeto de urbanização do Paraíso iria voltar com tudo.Ontem ao abrir o site da prefeitura observei que estava na pauta votar o projeto, isso foi um absurdo já que tínhamos combinados de discutir melhor o projeto.Chegando na Câmara fiquei mais assustado pois eles queriam votar o projeto e só depois na semana que vem a
Alguém iria la explicar do que se trata o projeto,graça ao Marcos Nunes Coelho Júnior e ao bom senso do presidente João o projeto não foi votado.Semana que vem o projeto vai ser apresentado espero que a população viçosense possa participar, pois essa urbanização pode afetar a vida de toda nossa população e ontem observei que o discurso de alguns vereadores é outro pois,eram contra a urbanização e agora são a favor porque será? será o efeito pós eleição? isso é vergonhoso, porque nenhum fato novo foi apresentado! Quero ainda ressaltar que não somos contra ORGANIZAR a comunidade,somos contra URBANIZAR,uma coisa é bem diferente da outra,vamos discutir isso melhor afinal estar sendo discutindo o futuro de pelo menos mil pessoas!


Rômulo Ribon

Peço encarecidamente que, antes de votar definitivamente a respeito da criação da ZR5, esgotem as discussões, ouvindo a população envolvida e solicitando manifestação do COMPLAN, IPLAM, SAAE e CODEMA, por se tratar de assunto da maior seriedade e capaz de comprometer ainda mais os nossos mananciais.

A ZR5 engloba dentre outras, as regiões do Paraíso, Deserto e Palmital e a aprovação da ZR5 trará impactos extremamente negativos para a Viçosa de hoje e do futuro. Os mananciais de Viçosa estão degradados e não podem ter sua condição piorada. Pelo contrário, devem ser recuperados (e há tecnologia e experiência mundo afora para isso).

Peço que divulguem o texto do projeto e os argumentos que possam justificar a criação e os parâmetros urbanísticos: é extremamente frustrante, se não indignante, não ter acesso a tão importante texto na página da Câmara Municipal de Viçosa na internet. Como pagadores de impostos e cidadãos preocupados com o futuro ambiental de nossa cidade, temos o direito de ter acesso ao projeto.

A implantação do mineroduto da Ferrous está gerando muita polêmica na região. Isso não ocorre à toa, mas vem do fato das pessoas estarem cada vez mais cientes dos problemas ambientais locai e globais: porque a população sente na pele, na torneira e na saúde, as conseqüências do desmazelo como meio ambiente. Estamos, parece, acordando para esses problemas coletivos, que atingem a todos. A aprovação da ZR5 trará impactos iguais ou piores que o tão discutido mineroduto. Como assunto de extremo interesse público, em tempos de Internet, não há justificativa para que o povo de Viçosa não tenha total acesso a tudo que diz respeito sobre a ZR5.

Por isso, venho solicitar a V.Sas. que disponibilizem (e divulguem amplamente) o texto do PL sobre a ZR5 na página da CMV.

Pelo futuro sustentável de Viçosa!

Atenciosamente,
Prof. Rômulo Ribon
Biólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário