segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Estudantes poderão orientar municípios do Paraná na elaboração de projetos


Programa pretende melhorar a capacitação técnica de cidades mais carentes com a participação de alunos dos cursos de engenharia e arquitetura.

Veja o texto:

A Secretaria Especial de Relações com a Comunidade (Serc) do Paraná está desenvolvendo um estudo para viabilização de um programa para capacitação técnica das administrações municipais. A ideia é preparar alunos de arquitetura e engenharia civil para orientarem municípios mais carentes no desenvolvimento de projetos. O plano deve ser implantado neste semestre em parceria com as universidades estaduais de Londrina, Cascavel, Ponta Grossa e Maringá.

Conforme explica o secretário de Desenvolvimento Urbano Cézar Augusto Carollo Silvestri, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Paraná (Seurb), a ausência de equipes técnicas qualificadas para elaboração de projetos nas prefeituras é a principal causa para a recusa na aprovação de financiamentos estaduais.

Para os próximos dois anos, a Seurb prevê orçamento de R$ 1,1 bilhão para financiamentos de obras de infraestrutura no Estado. O lançamento do programa deve facilitar o acesso a essas linhas de crédito, já que os técnicos contribuiriam com a elaboração correta de projetos, seguindo os critérios legais, arquitetônicos, ambientais, financeiros e de engenharia. Esses critérios são previstos na Lei Estadual 15.229/06, que determina os sistemas de diretrizes e bases do planejamento e desenvolvimento estadual.

Enquanto o programa não é lançado, o Paranacidade, Serviço Social Autônomo ligado à Seurb, disponibiliza uma cartilha explicativa sobre as etapas legais e projetos elegíveis para obtenção de financiamentos dos municípios do Estado. Destinado a prefeitos, secretários de estado e até vereadores, o texto auxilia na elaboração dos projetos, assim como documentação e procedimentos necessários para a aprovação de um empréstimo. Segundo o Paranacidade, a cartilha está disponível nos escritórios regionais da entidade. Visite o link:


Nenhum comentário:

Postar um comentário