quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Caminho do Campo, um lindo projeto



Que tal irmos à cidade vizinha comer estas delícias...


.... passando por estradas assim?
Teixeiras, em Minas Gerais tem um projeto destes! Apoie o projeto Caminho do Campo!

Texto publicado no Jornal Tribuna Livre de 12/08/2014

Em tempos de tantas denúncias e críticas aos nossos governantes, sempre é bom mostrar alguns exemplos positivos. Há um excelente projeto em andamento, o “Caminho do Campo”, dentro do programa de Geração de Renda e Sustentabilidade para o município de Teixeiras, elaborado pela Agência de Desenvolvimento de Viçosa e Região - ADEVI e  pela  Associação dos Produtores de Hortaliças, Frutas, Flores e Plantas Ornamentais de Teixeiras e Região - ASPLAN. O objetivo do projeto é implantar em Teixeiras, um belo roteiro para o agroturismo com vista à geração de receitas no meio rural e promover o contato dos turistas com o cotidiano nas propriedades agrícolas. Com isso o projeto pretende viabilizar uma fonte de renda sustentável e perene para o produtor rural; resgatar e valorizar a cultura local e regional, o saber fazer; além de promover a participação da comunidade local. 

O agroturismo deve se constituir em um fator de desenvolvimento local, contribuindo para manter o meio rural ativo com perspectivas de futuro para os seus jovens. O Programa tem como diretrizes a  recepção dos turistas pelos agricultores familiares; os agricultores familiares que recebem turistas devem mostrar o seu trabalho e o meio ambiente onde vivem, num clima troca de experiências e de respeito mútuo. Os serviços agroturísticos serão planejados e organizados pelos agricultores familiares, com o apoio  da Prefeitura Municipal de Teixeiras e demais entidades como a ADEVI, EMATER-MG, SEBRAE e UFV. O projeto Caminho do Campo quer  aproveitar o grande número de visitantes que a cidade universitária de Viçosa recebe, com seus mais de 500 eventos anuais, e, ainda, atrair as centenas de pessoas que vêm à Teixeiras todos os finais de semana aos excelentes restaurantes especializados em comida mineira, instalados às margens da Rodovia BR 120. 

As Prefeituras de Viçosa, de Cajuri, de Coimbra e de Teixeiras estão trabalhando em parceria com a ONG Movimento Nacional Amigos do Tem, com a UFV e com o Circuito Turístico Serras de Minas, para a revitalização da linha ferroviária que liga essas cidades, com o objetivo de implantar uma linha turística.  Com o trem da Serras de Minas em funcionamento, a cidade de Teixeiras vai passar a receber, nos finais de semana, centenas de turistas vindos de Viçosa e de outras cidades. Assim, o Caminho do Campo vai oferecer aos visitantes belas paisagens rurais, lagos, sítios com produção de flores e plantas ornamentais, artesanato rural, gastronomia, doces caseiros, queijos e requeijões, incluindo o tradicional café rural típico mineiro, com broas e bolos caseiros. 

Um aspecto estético de grande valor será o paisagismo, com o plantio de mudas de hortênsias, manacás e quaresmeiras ao longo das estradas vicinais. Teremos uma paisagem belíssima. A produção das mudas de plantas ornamentais e de flores, de doces, do artesanato, de queijos e demais produtos, poderá ser realizada pelas mulheres e por seus filhos, ficando os homens responsáveis pela produção das atividades tradicionais das propriedades e pela  comercialização dos novos produtos.  É um belo projeto a ser implantado, apoiado e disseminado e que tem tudo para melhorar muito as nossas cidades vizinhas. Torçamos pela sua execução em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário