sábado, 17 de maio de 2014

Quem planeja aqui?

Em Viçosa, quem planeja são os donos das terras e os advogados. Arquitetos e urbanistas não conseguem interferir. A especulação imobiliária torna impossível o planejamento urbano. Construtores esburacam as terras, aterram nascentes e várzeas, despejam terra em vales. A administração só assiste e parece aplaudir e os "padrinhos" disso tudo multiplicam seus patrimônios.

Corte e aterro no Novo Silvestre. Foto Ítalo Stephan, 2014

Em Viçosa, surgem terrenos de uma hora para outra. Há bota-foras nas entradas da cidade e em locais afastados. Nova Viçosa, terras ao lado da usina de reciclagem, Palmital, Paraíso, Canela, Posses, Novo Silvestre, Violeira, Estação velha, Romão dos Reis,  Deserto são alguns desses locais.
Bota-fora nas proximidades do bairro Nova Viçosa. Foto Ítalo Stephan, 2014

São todas intervenções com consequências ambientais graves. Advogados fazem as regularizações e escrevem leis de ampliação do perímetro urbano. Os critérios nunca são técnicos, são politiqueiros e jurídicos.
Estão destruindo Viçosa e as possibilidades de que ela seja minimamente sustentável.
Uma vergonha, são crimes ambientais e só poucos ganham.


Um comentário:

  1. Não temos muita coisa a fazer a não ser continuarmos fiscalizando e denunciando... um dia, teremos um gestor que vai mudar isso... não podemos perder as esperanças...

    ResponderExcluir