sábado, 11 de outubro de 2014

Pela nossa sobrevivência

Viçosa enfrenta uma das piores secas de sua história.

De acordo com o diretor técnico do SAAE, Edson Bhering, a UFV deveria suspender suas aulas até o período das chuvas e, assim, esperar normalizar o volume de água para retomar suas atividades.

A previsão é de que o volume de água atual suporte por mais 25 dias, e o SAAE já inicia nesta sexta-feira o racionamento no abastecimento de alguns bairros.

Segundo algumas entidades estudantis, a reitoria teme que a suspensão das aulas possa influenciar as eleições da universidade prejudicando a intenção de reeleição da Reitora e, também, a candidatura do atual Vice-Reitor.

Nos solidarizamos à população viçosense que há meses sofrem com a falta de água e com a negligencia da Reitoria e Prefeitura em procurar medidas para solucionar esta questão.

Viçosa passa pou uma das piores secas de sua história.


Queremos salientar a população viçosense que a situação pode piorar significativamente com a implantação do mineroduto da Ferrous na cidade. O mineroduto, além de atingir o Ribeirão São Bartolomeu, afeta também a bacia do Turvo Sujo onde é captado água para ETA 2, que já apresenta vazões fragilizadas.

E, se não bastasse, ainda atinge a bacia Turvo Limpo. Manancial este, que o SAAE pretende instalar uma futura ETA 3, sendo esta uma das principais alternativas para a solução à falta de água em Viçosa. Acontece que o mineroduto atinge brejos, córregos, nascentes e até atravessa o Rio Turvo Limpo, o que, iminentemente, irá comprometer a captação de água na região.

Nesse sentido, mais do que nunca, Viçosa tem de optar entre ÁGUA ou MINERODUTO?

É preciso canalizarmos nossos esforços para impedir a passagem do mineroduto da Ferrous na região e aprimorarmos o processo de implantação de medidas técnicas que possam garantir a segurança hídrica de Viçosa a longo prazo.

A Câmara Municipal de Viçosa assinou recentemente uma moção de repúdio à passagem do mineroduto.

Você não acha que já passou da hora para a Prefeitura e Reitoria somarem nesta luta em defesa das águas e contra o mineroduto?

CAMPANHA PELAS ÁGUAS E CONTRA O MINERODUTO DA FERROUS
Núcleo Viçosa

http://campanhapelasaguas.blogspot.com.br/2014/10/nota-de-solidariedade-vicosa.html


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sinto muito, mas qualquer reitor manda das Quatro Pilastras para dentro, e dentro dos limites do campus da UFV. Reitor não tem poder de decisão sobre a área urbana (que depende da rural para beber água) ou rural (que depende da rural para serviços e produtos) em qualquer lugar do mundo. Em Viçosa não é diferente. Quem deve planejar, definir prioridades, tomar decisões, implantar e monitorar projetos são Prefeitos, Secretários e Vereadores, muito bem pagos para isso. Professores da UFV vêm, há anos, alertando para o problema do São Bartolomeu e PrefeituraS e SAAE fizeram de conta que estavam conservando a água, desaparecendo com o dinheiro do FHIDRO e não fazendo um único metro de cerca, ou plantio de mudas previsto no FHIDRO. Como professor da UFV e um dos que denunciou o desmando com as verbas do FHIDRO na Câmara Municipal em 2012, não posso deixar aqui de dizer que o ônus dessa crise, caso haja uma instituição responsável, é da PMV (várias gestões) e do SAAE (várias gestões), agravada pelo aquecimento global. A UFV tem mantido suas áreas verdes e protegido as nascentes que vão para o São Bartolomeu mas fora dos seus limites quem tem que agir é a PMV, com o apoio da Câmara Municipal, retirando entraves da legislação municipal e acelerando os processos de criação e regulamentação da figura do Produtor de Água, pedindo a conclusão da investigação do MP sobre o desvio das verbas do FHIDRO e fazendo com que o SAAE e Executivo executem as obras previstas no malfadado projeto. A rtecuperação do São Bartolomeu e o programa do produtor de água deve envolver SAAE, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. A UFV pode ajudar mas quem toma a frente faz é o Executivo e Legislativo municipais.

    ResponderExcluir