sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Dnar Rocha merece

Dnar Merece


A pequenina e doce cidade de Tabuleiro, MG é a terra natal do pintor Dnar Rocha. 
Ela deveria ter um centro cultural com o seu nome. Há muitas pessoas interessadas nisso.

Dnar Rocha nasceu em 21 de julho de 1932, na cidade de Tabuleiro, Minas Gerais. Em 1951, mudou-se com os pais e oito irmãos para Juiz de Fora. Trabalhou como comerciário, prático de farmácia, pintor de louça, barbeiro e contador. No início da década de 1950, passou a frequentar aulas de desenho na Sociedade de Belas Artes Antônio Parreiras.

Dedicado e talentoso, Dnar Rocha tornou-se um artista destacado, fazendo parte do grupo composto por Heitor de Alencar, Silvio Aragão, Nelson Bracher, Renato de Almeida, Décio Bracher, Renato Stehling, Mário Tasca, Américo Rodrigues, Carlos Bracher e Nívea Bracher, entre outros. Realizou sua primeira exposição em 1954, no Salão Oficial Municipal de Juiz de Fora, dando sequência a uma série de mostras coletivas e individuais em diversos estados.

Alguns de seus trabalhos estão no acervo de entidades estrangeiras, como a Embaixada do Brasil em Washington e a Galeria de Arte Visual, em Boston, nos Estados Unidos. Dnar faleceu em Juiz de Fora, em 24 de novembro de 2006, aos 74 anos.


Em Juiz de Fora, cidade por ele adotada,  há um centro cultural com seu nome, instalado na Estação Mariano Procópio. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário