domingo, 8 de março de 2015

Cansados de esperar.

Tomo a liberdade de publicar essa carta dos companheiros do Instituto Sócio Ambiental de Viçosa - ISA-Viçosa

Cansados de esperar...algumas pessoas começam a se mexer para fazer acontecer a conservação das nascentes do São Bartolomeu, na prática. Cansamos de sites, placas, propagandas, workshops, reuniões, relatórios, levantamentos (e chegamos à conlusão de que já há vários desses - dizer que precisa de mais é procrastinação):
Queremos as estacas e arames cercando as nascentes, as caixas secas abertas, os terraços feitos, os topos de morro florestados, o produtor aumentando sua água e a cidade passando menos aperto com as secas.
Procuraremos os órgãos oficiais oportunamente pois sabemos de sua importância, especialmente:
- O SAAE, implementando a figura do Produtor de Água e entrando em outras parcerias;
- A PMV e IEF, embargando e multando de fato os desmandos que estão em curso nos barrancos e obras das cabeceiras do São Bartolomeu enquanto a APA não é criada - não uma APA de faz de conta, para agradar também a especuladores imobiliários, mas uma que garanta que a cidade de Viçosa poderá continuar contando com os 55-60% de águas que lhes chegam às caixas d'água pelo São Bartolomeu.
- O MINISTÉRIO PÚBLICO - fiscalizando o Poder Público e ajudando-nos a viabilizar nossas ações;
- EMATER e UFV (além dos profissionais já envolvidos) - com a assistência técnica.
Se você é ESTUDANTE e, como aqueles de países mais deenvolvidos (e váriso daqui mesmo) quer também parar de apenas falar em conservação da natureza e fazer, na prática, terá agora uma bela chance.
A primeira reunião foi hoje, com representantes do Instituto Sócio Ambiental de Viçosa (ISA-Viçosa http://www.isavicosa.org/pt/) (http://www.isavicosa.org/pt/blog), da Associação de Moradores do Paraíso, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e da AMEVIÇOSA, alguns deles também professores da UFV.

Comunidade do Palmital 07/03/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário