quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Ubá-MG

Ubá-MG, a cidade das movelarias, um economicamente próspero pólo da Zona da Mata Mineira (105.000 habitantes) sofre com a escassez de água. Sua topografia acidentada mostra os morros de solo empobrecido, ficando visível em meio a uma vegetação rala.

A cidade carece há décadas de um planejamento urbano mais eficiente. Ao mesmo  tempo expande em dezenas de novos loteamentos, com fortes impactos ambientais com grandes cortes e movimentos de terra, e o trânsito é comprimido em vias estreitas, compartilhadas por automóveis, muitas motocicletas e bicicletas.
O esgoto é o único líquido que escorre no principal curso d´água da cidade.
 
 O plano diretor de 2008 estabeleceu "a Divisão de Urbanismo, da Secretaria de Planejamento e Coordenação, tendo em vista a implementação do Plano diretor e as consequentes formas de sua operacionalização."  Esperamos que esteja bem equipada, estruturada, com recursos humanos suficientes, pois a luta será árdua.
O plano previu a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável - COMDES - e é extremamente importante que ele esteja atuante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário