domingo, 31 de maio de 2015

FAU da UnB




Estudantes do terceiro período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa conheceram a Faculdade de Arquitetura da UnB, em Brasília. Puderam conhecer um pouco do curso através de conversa com estudantes, membros do CA.
Maio de 2015.

Anoitecer em Brasília

Anoitecer em Brasília, visto da Torre de TV, maio 2015.




terça-feira, 26 de maio de 2015

Oportunidade para Pós-doutorado

 Departamento de Arquitetura e Urbanismo

O Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFV abre inscrições para estágio de pós-doutoramento.
Inscrições vão até o dia 10 de junho de 2015, com resultado previsto até dia 15 de junho de 2015.

Veja edital no link abaixo:
http://www.ppgau.ufv.br/…/o-programa-de-pos-graduacao-em-ar…

sábado, 23 de maio de 2015

Brincadeira de criança

Samuel e Otávio, moradores do distrito de Soares - Ouro Preto-MG, pertinho de Glaura.
Samuel e Otávio são dois artistas no sentido stricto sensu...

Desde 2009, eles brincam num barranquinho na frente da casa deles...

Constroem uma cidade em miniatura com tanta riqueza de detalhes que dá vontade de brincar com eles: ficar descalço, colocar a mão na lama e soltar a imaginação.


Muito mais divertido que qualquer joguinho no computador.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Muito a aprender


Conjuntos habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida - solução urbanística equivocada - a "não cidade" - distância, segregação, ausência de equipamentos urbanos, de locais de trabalho, Soluções arquitetônicas piores que há 50 anos. Imposição de um padrão único para tipos diferentes de moradores, lotes muito pequenos, casas sem laje, o que dificulta a ampliação vertical. Péssima qualidade da construção. Muitos problemas sociais criados.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Por décadas


Prédios mal projetados impõem à cidade uma paisagem inóspita, desproporcional  e agressiva. Ficarão aí por décadas.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Ambiente ameaçado

 Nascente da bacia do Ribeirão São Bartolomeu , Deserto, região do Paraíso, Viçosa-MG.  Nascente da bacia do Rio Doce. Foto de Ítalo  Stephan, 2015.

Nascente da bacia do Ribeirão São Bartolomeu , Deserto, região do Paraíso, Viçosa-MG. Nascente da bacia do Rio Doce. Foto de Ítalo  Stephan, 2015.

Fauna, Deserto, região do Paraíso, Viçosa-MG. 
Foto de Ítalo  Stephan, 2015.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Isto é Planejamento

Técnicos do IPLAM Viçosa e o DAU/UFVcontinuam a se reunir e a discutir : a composição de uma estrutura ideal de planejamento urbano; a revisão do zoneamento e os ajustes necessários da lei de uso do solo.
Isto é planejamento.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Da urgência de reativar o COMPLAN


O COMPLAN foi criado pela LEI N° 1.411/2000

Define as atribuições e a composição do Conselho Municipal de Planejamento (COMPLAN) e dá outras providências

Art. 1º - O Conselho Municipal de Planejamento (COMPLAN), criado pela Lei n.º 1.383/2000, é o órgão superior de assessoramento e de consulta, com funções fiscalizadoras e deliberativas no âmbito de sua competência.

Art. 2º - São atribuições do COMPLAN:
I - elaborar seu Regimento Interno;
II - monitorar, fiscalizar e avaliar a implementação do Plano Diretor e da legislação municipal correlata;
III - propor, analisar e emitir parecer sobre alterações do Plano Diretor e da legislação municipal correlata;
IV - opinar sobre a compatibilidade das propostas de programas e projetos contidos nos planos plurianuais, na lei de diretrizes orçamentárias e nos orçamentos anuais com as diretrizes do Plano Diretor e da legislação municipal correlata;
V - opinar sobre casos não previstos no Plano Diretor e na legislação municipal correlata;
VI - auxiliar o Executivo Municipal na ação fiscalizadora de observância das normas contidas na legislação urbanística e de proteção ambiental;
VII - receber sugestões da população nas questões afetas ao Plano Diretor e à legislação municipal correlata, dando-lhes o devido encaminhamento.

Art. 6º - Cabe ao Poder Executivo garantir as condições para o pleno funcionamento do COMPLAN.

Quinze anos praticamente sem COMPLAN deu no que deu: sem a atuação do conselho, ficou muito mais fácil para que leis fossem pontualmente alteradas para atender aos interesses do setor imobiliário.
Temos uma cidade verticalizada em excesso;  espraiada em excesso;  uma malha viária desconexa  e uma segregação social em ampliação. 
Temos uma cidade injusta, sem transporte coletivo adequado,  com uma infraestrutura precária, com enormes vazios urbanos. 
Temos um município desprotegido, com uma fiscalização com condições precárias de funcionamento. 
Falta-nos a criação da APA do São Bartolomeu, e por que não a do Rio Turvo também?

Projetos de grande porte estão sendo feitos e precisam ser cuidadosamente avaliados.

Está mais que na hora de termos o COMPLAN atuando. 

Hora de cobrar do prefeito e do IPLAM a ressurreição do COMPLAN.

domingo, 17 de maio de 2015

Art Naif

Morro da Boiada. Painel com madeira reciclada, giz de cera, tinta acrílica e rolhas, 1,65x1,00m. Shirley Ferreira, 2015

ESPÍRITO DE COLETIVIDADE

Revisão do Plano Diretor de Viçosa-MG. Reunião na Barrinha, Foto Ítalo Stephan, 2015.

Texto publicado no jornal Tribuna Livre, de 13 de maio de 2015

Parabéns às centenas de cidadãos que participaram das 19 reuniões públicas realizadas, como parte Leitura Participativa da revisão do Plano Diretor de Viçosa. Parabéns aos que deixaram de olhar apenas para seus umbigos seus umbigos; deixaram o conforto da casa; aos que deixaram de lado o cansaço; as frustrações de tantas reuniões passadas sem resultados. Vocês deixaram contribuições que poderão fazer a diferença para os milhares que deixaram seus umbigos manterem a indiferença.

Como uma avaliação preliminar das reuniões públicas, ficou marcante que os moradores de Viçosa, em sua grande maioria, sofrem com uma enorme injustiça social.  Para grande parte dos que moram aqui são exigidos esforços físicos que muitos não têm condições para isso. Para os moradores mais humildes, prevalece a precariedade das vias, das calçadas, das travessias das vias, dos pontos de ônibus, das escolas, creches, postos de saúde. Padecem da dependência do transporte coletivo caro – e muito mal avaliado - ou são condenados a andar grandes distâncias, em geral em caminhos perigosos – sem calçadas e iluminação. Há uma significativa parte da população de cadeirantes aprisionados em casa. Para maior parte dos viçosenses, saneamento básico significa apenas o abastecimento de água, às vezes com interrupções e a coleta de esgotos que chega apenas aos imundos cursos d’água.  Faltam, na maior parte da cidade, a drenagem urbana, a coleta adequada de lixo e o tratamento dos esgotos. A qualidade da habitação é péssima, pois a população humilde convive com o medo, com o perigo de desbarrancamentos ou enchentes. Ao mesmo sofre com um número excessivo de moradores em casa, com a precariedade das construções, muitas vezes insalubres, pois sofrem de doenças causadas pela umidade, mofo, esgotos, frio no inverno e com a falta de iluminação. Há tantos obstáculos concretos a serem transpostos, que demandas para a cultura nem chega a ser lembradas. Há uma enorme dívida social para com os moradores de Viçosa.

A participação popular foi pequena, aquém do que Viçosa merecia, apesar da ampla divulgação das reuniões públicas nos jornais, em programas das rádios, em cartazes, convites entregues aos estudantes e na internet. Mesmo assim, muitos podem não ter tomado conhecimento dessas oportunidades. Os interessados em participar ainda encontram espaço no facebook (grupo Revisão do Plano Diretor de Viçosa) e haverá pelo menos mais dois amplos debates, um para apresentação da Leitura Participativa - um grande diagnóstico da cidade - e outro, para discutir as propostas e prioridades que farão parte do plano revisto.

É uma pena destacar a ausência da participação do importante setor da construção civil (empreendedores imobiliários, construtores, engenheiros e arquitetos e urbanistas), o mais impactante no meio ambiente daqui. Um silêncio que é uma incógnita: ou está tudo muito bem para eles, mesmo que seja ruim para Viçosa; ou continuarão a atuar mudando a legislação de acordo com interesses pontuais.  Parabéns às pessoas, em sua grande maioria de origem humilde, que não hesitaram em contribuir; que pensaram questões não apenas dos problemas de suas casas e suas ruas, que se preocupam com os seus bairros e com Viçosa. Presenciamos emocionantes manifestações de alteridade, de preocupação com a produção da água e com o desmatamento. Viçosa agradece muito aos verdadeiros cidadãos! Esperamos que tanto esforço tenha sua recompensa.

sábado, 16 de maio de 2015

Matas do Deserto, Paraíso - Viçosa

A importância de preservar o que ainda resta

Deserto, Paraíso, Viçosa-MG. Matas que ainda preservam nascentes e biodiversidade. Foto  Ítalo Stephan, 2015.

Deserto, Paraíso, Viçosa-MG. Matas que ainda preservam nascentes e biodiversidade. Foto  Ítalo Stephan, 2015.

Deserto, Paraíso, Viçosa-MG. Matas que ainda preservam nascentes e biodiversidade. Áreas que deveriam estra dentro de uma Área de Preservaçao Permanente - APA e sob constante atenção dos poderes públicos.  Foto  Ítalo Stephan, 2015.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Um bairro se (de)forma II

 Em três anos as diferenças são grandes. De uma rua/loteamento, surgem outras, desconexas,que despejarão tráfego em uma via com péssimas conexões.
Uma rua que recebe uma escola, um clube, que receberá um supermercado.
Urbanismo sorrateiro, péssimo urbanismo.
Uma oportunidade de ter um bom bairro, escapando pelas mãos, sucumbindo à especulação imobiliária.

Parte do bairro Santo Antônio, 2011.

Parte do bairro Santo Antônio, 2014

Tenho receio de imaginar como serão as próximas imagens.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Das mais lindas cidades

Guimarães, norte de Portugal, 54.000 habitantes. Uma das cidades mais lindas do mundo. Patrimônio muito bem conservado. Ruas estreitas se abrem em  amplos largos maravilhosos.

Guimarães, Portugal. Foto Ítalo Stephan, 2014.

 Guimarães, Portugal. Foto Ítalo Stephan, 2014.

Castelo de Guimarães, onde nasceu Portugal.

Plataforma das Artes, em Guimarães, norte de Portugal.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Leitura essencial

ARQUITETURA SOCIAL PERDIDA

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2015/05/1626485-arquitetura-social-perdida-o-dilema-da-moradia-popular.shtml

domingo, 10 de maio de 2015

São Bartolomeu, cadê a sua APA?


Hora de perguntar mais uma vez,em que pé está o desenvolvimento do projeto da APA do ribeirão São Bartolomeu.
Já se vão mais de 30 meses desde a rejeição à ZR5 (novembro de 2012) e a decisão de criar a APA.
O principal manancial de Viçosa continua correndo muitos riscos.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

IPLAM + DAU


O diretor Paulo André Rabelo Alckmin  e técnicos do IPLAM de Viçosa estiveram reunidos com professores do DAU/UFV para discutir os necessários ajustes na legislação urbanística, como parte da revisão do Plano diretor de Viçosa.

Viçosa esteve, por anos sujeita à aprovação de projetos sem que fossem exigidas regras legais. Muitos projetos foram executados sem obedecer aos parâmetros urbanísticos e ambientais, como afastamentos dos cursos d´água, das divisas, taxas de ocupação e números de pavimentos.

As leis de zoneamento,  uso do solo e parcelamento do solo tiveram várias alterações, algumas sem mesmo que  o IPLAM tivesse conhecimento prévio - só tomou-se ciência quando projetos entraram para análise.

Loteamentos feitos em locais impróprios possuem vias sem saída muit mais longas que o permitido (200 metros); prédios com mais de 4 pavimentos foram erguidos em ruas sem saída.

É hora de mudar essas práticas muito danosas à Viçosa.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Falta de educação

Desrespeitos como esses são comuns, estão em toda a cidade, em todas as cidades brasileiras.
Falta muito para deixarmos de ser mal educados.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Patrimônio de Viçosa-MG

As edificações da Usina Santa Rita - no bairro Nova Era - aos poucos vão se  desmanchando.

Um belo conjunto, com um grande potencial para requalificação.
Fotos Ítalo Stephan, 2015

sábado, 2 de maio de 2015

Revisão do Plano Diretor - Bairro Santo Antônio

Revisão do Plano Diretor Viçosa 2015
Reunião Bairros – Santo Antônio
Igreja do Bairro Santo Antônio - 14/04

Pontos Negativos
1. PSF 2 fica em local de difícil acesso para idosos e cadeirantes
2. Nosso bairro esta muito carente da visita das autoridades, até quando vamos pedir melhorias para Viçosa nas rádios?
3. Calcamento ruim no bairro
4. Falta deposito de lixo
5. Rua alaga quando chove
6. Falta rede de esgoto
7. Falta lazer
8. Muita violência/ perigoso
9. Será que vamos sempre às reuniões para reivindicar sem respostas?
10. Acessibilidade zero no santo Antonio e em Viçosa
11. Destruição das APP's no Santo Antonio e em Viçosa
12. Edifícios construídos em áreas inviáveis ambientalmente no santo Antonio e em Viçosa
13. Transito caótico
14. Transporte coletivo muito caro, desconectado e fraco
15. Ruas cheias de buraco
16. Transito
17. Segurança
18. Emprego
19. Calcadas
20. Muito barulho
21. Acesso precário a internet
22. Bolha imobiliária
23. Desrespeito as questões ambientais
24. Tem muito cachorro nas ruas
25. Saúde precária
26. Falta policiamento nas ruas
27. Muita violência no nosso bairro
28. O ônibus não passa em todas as ruas
29. Marechal castelo branco sem calcada e cheio de mato, sendo ela a principal da cidade
30. Lotes cheios de mato
31. Rua José soares sem calcamento
32. Lixo mal organizado
33. Psf falta médico
34. Lotes sujos
35. Faltam remédios nos psfs
36. Falta segurança no bairro
37. O descaso das autoridades nos bairros em toda Viçosa, às vezes dependem dos outros partidos para resolver os problemas e a população fica ansiosa a sonhar com melhorias
38. Violência no bairro
39. Só promessa
40. Falta rede de esgoto no bairro
41. Faltam coleta e tratamento de esgoto
42. Lotes sujos
43. Falta segurança
44. Saúde
45. Transito caótico
46. Caçamba instalada na Rua Jose Timóteo da silva
47. A cidade não foi preparada para toda essa população e nem para tantos carros
48. Feita sem planejamento
49. Rua Israel pinheiro toda esburacada
50. Rua Jose soares sem infra estrutura
51. Violência alta no bairro
52. Faltam remédios no posto de saúde
53. Escola é pequena para tantos alunos
54. Mato nas ruas
55. Violência esta grande
56. Falta iluminação prefeitura não resolve
57. Os motoristas correm muito em ruas perigosas
58. As pessoas colocam lixo toda hora, principalmente depois que o carro passa recolhendo
59. Passeios estreitos em algumas ruas
60. Faltam médicos nos hospitais e postos de saúde
61. Calcamento ruim na rua do caju
62. Rua Jose soares falta calcamento, cheia de buracos
63. Psf falta médico e remédio
64. Consultas e exames demoram muito para sair e a gente não tem condições de pagar a consulta
65. Invasão de ruas com construção
66. Lixo por todo lado
67. Caixa d’água aberta sujeita a doença da dengue
68. Água escorrendo na rua dona Carlota

Pontos Positivos
1. Posto de saúde tem bons funcionários, um ótimo médico
2. Sinal de transito melhorou bastante
3. Bairro tem bastantes pessoas religiosas
4. Sinal de transito e melhor
5. A igreja é muito importante, muito boa
6. Estão melhorando algumas ruas com o asfalto, falta muito pouco para ficar bom
7. Aceso a educação comercio
8. Lotação pra todos os bairros
9. Psf no bairro ter escola próxima de casa
10. Médicos no psf
11. A vizinhança população é maravilhosa
12. Ótimo atendimento pelo psf

Sugestões
1. Todos os pontos de ônibus com cobertura
2. Melhorar segurança na cidade
3. Aumentar o rigor quanto à liberação de licenças ambientais
4. Implantação de regras mais rígidas para uso e ocupação do solo
5. Incentivar a implantação de novos bairros fora do centro da cidade
6. Gostaria que nossa cidade fosse mais lima
7. Tirar os cachorros das ruas ninguém agüenta
8. Anel rotativo em frente ao “se Que sabe”
9. Área de lazer para crianças e adultos e voltadas para educação
10. Melhorar a rua dona boneca
11. Calcadas na marechal castelo branco para os pedestres
12. Mais policiamento
13. Mais médicos
14. Melhorar as vias de transporte
15. Mais asfalto
16. Mais posto de saúde
17. Outorga onerosa
18. Divisão da cidade em zonas de prioridade para implantação de áreas residenciais, comerciais e industriais
19. Melhorar o sistema de coleta de lixo
20. Retirar a taxa de lixo
21. Ponto de ônibus e sinalização para a marechal castelo branco
22. Sede própria para os postos de saúde
23. Dentista
24. Limpeza do ribeirão santo Antonio, com a implantação dos interceptores de esgoto e canalização ate a estação de tratamento
25. Melhoria na coleta de lixo
26. Asfaltamento das ruas Chiquito Frontino e Dona Militina permitindo o transporte coletivo para a parte alta
27. Aquisição de áreas publicas para construção de quadras poliesportivas
28. Mutirão para retirada dos restos de construção e outros entulhos que se encontram espalhados nas ruas, avenidas e passeios em todo bairro
29. Capina geral em todo bairro
30. Ainda temos esperança dos políticos e autoridades melhorarem o nosso bairro e contamos com o apoio do presidente da associação de bairros
31. Apoio as famílias de dependentes químicos
32. Reforço geral policiamento em pontos estratégicos
33. Fiscalizar os lotes vazios
34. Implantar uma grande rotatória próxima a rodoviária, retirando o semáforo existente e permitindo o escoamento do transito
35. Fazer uma nova rodoviária fora do centro
36. Fazer um novo centro administrativo fora do centro da cidade
37. Criar um novo acesso para a ufv
38. Corrigir o acesso ao bairro santo Antonio perto da rodovia Castelo Branco
39. Melhorar as ruas onde tem escolas e cadeirantes
40. Melhorar o acesso a marechal castelo branco em frente ao “SE QUE SABE”
41. Direito de igualdade entre os postos de saúde, dentista
42. Ciclovias na castelo branco
43. IPTU progressivo para especulação imobiliária
44. Delimitar o prazo para o executivo tornar a cidade acessível
45. Remover caçamba da Rua José Timóteo da Silva
46. Asfaltar todas as ruas que estão com pavimento ruim
47. Melhorar e ampliar o numero de atendimentos especializados pelo SUS
48. Rodízio de carros na cidade igual São Paulo
49. Todos os bairros terem área de lazer
50. A prefeitura cercar todos os lotes vagos e combinar como o dono vai pagar as parcelas
51. Que haja mais união para que os políticos possam trabalhar sem perseguição política
52. O caminhão de lixo passar depois das 0h
53. Melhor distribuição dos containers de lixo no bairro
54. Local de lazer para a cidade
55. Uma ótima segurança para cada bairro, pois está rolando muita droga e acontecendo muita morte
56. Lotação passar em todas as ruas para facilitar para os idosos
57. Semáforo inteligente na Avenida Castelo Branco na travessia do Partenon e Josino
58. Passeio para pedestres dos dois lados da avenida, já morreu gente por causa disto e vai morrer mais
59. Verificar a viabilidade urbana das grandes e médias obras, corte exagerados nos morros.