domingo, 27 de novembro de 2016

CONSTRUINDO O PLANO DE MOBILIDADE


Artigo publicado no jornal Nova Tribuna, Viçosa-MG, em 23/11/2016

Após a realização das reuniões públicas, de uma apresentação na Câmara Municipal de Viçosa e da participação em programas de entrevistas nas rádios, surgem as primeiras sugestões como contribuição ao Plano de Mobilidade do Município de Viçosa. Vários pontos foram abordados, desde pequenas ações até a necessidade de grandes projetos. Os levantamentos já realizados e em andamento começaram a fornecer os primeiros conjuntos de informações sobre o que será necessário fazer. Muitas outras medidas a serem incluídas no Plano de Mobilidade surgirão a partir os resultados a serem obtidos com a aplicação dos questionários aos usuários dos transportes coletivos, dos táxis, das bicicletas, motocicletas e dos pedestres. A partir deles poderemos avaliar a qualidade dos serviços prestados e da infraestrutura existente. Teremos um bom diagnóstico a partir dos dados coletados com segurança para propor o que é necessário.

O plano de mobilidade deverá incluir ações que reduzam o número de deslocamentos.  Uma das formas de conseguir isso conta com o uso das tecnologias digitais, como por exemplo, a circulação de processos e prontuários, para marcação de consultas, emissão de boletos, alvarás, enfim, documentos que atualmente exigem desnecessários, cansativos, demorados e custosos deslocamentos. Como ações de menor porte, mas não menos importantes, podemos citar a necessidade de identificar os nomes das ruas, a construção de travessias elevadas ou o ajuste dos tempos de travessia de pedestres nos semáforos. Apesar dos esforços feitos pela administração municipal, a educação para o trânsito e a fiscalização devem ser programas reforçados e contínuos. 

O uso de bicicleta em Viçosa é uma atividade arriscada e acaba sendo limitada. Não há dúvida que, se existirem condições para seu uso de forma mais segura, o número de usuários desse meio de transporte aumentará. Intervenções para facilitar a vida dos ciclistas podem ser realizadas em etapas, como a construção de ciclovias e ciclofaixas. Há dois grandes eixos facilmente adaptáveis: a Avenida Marechal Castelo Branco e especialmente a linha férrea, que atravessa a cidade com declividade insignificante, e que poderia receber em sua faixa amplas ciclovias. Há um estudo bem avançado para a Avenida Marechal Castelo Branco, uma das vias mais importantes de Viçosa. Com alguns ajustes de soluções das calçadas, paradas de ônibus, travessias de pedestres e estacionamentos, poderão trazer melhoras significativas para uma grande parte da população.  Das grandes intervenções no sistema viário, podemos citar a construção do “anel rodoviário” e da realocação do terminal rodoviário, já previstos desde o Plano Diretor de 2000, mas que só agora começam a sair do papel. Quanto à acessibilidade, os desafios de regularizar as calçadas é um dos mais complicados, pois as condições de topografia aliadas às soluções individuais nos apresenta uma realidade que demandará muitos esforços, recursos e tempo. 

É ainda perfeitamente possível que pessoas contribuam com a construção do Plano de Mobilidade, respondendo os questionários, aplicados pelos estagiários, ou contribuindo com sua opinião no grupo público PlanMob Viçosa. O Plano deve refletir o máximo das necessidades da população, de forma a respaldar um conjunto necessário de princípios, diretrizes, programas, ações e obras, para respaldar as ações do Executivo e para a vinda de recursos para a sua implementação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário