domingo, 6 de novembro de 2016

PARTICIPAÇÂO NO PLANMOB





Artigo publicado no jornal Nova Tribuna, Viçosa-MG, em 03/11/2016

Parabéns aos cidadãos que participaram das quatro reuniões públicas realizadas, como parte Leitura Participativa da elaboração do Plano de Mobilidade de Viçosa. Parabéns aos que deixaram de olhar apenas para seus umbigos; deixaram o conforto da casa; aos que deixaram de lado o cansaço; as frustrações de tantas reuniões passadas sem resultados. Vocês deixaram contribuições que poderão fazer a diferença para os milhares que deixaram seus umbigos submissos à indiferença. 

Como uma avaliação preliminar das reuniões públicas, ficou marcante que há graves problemas com a acessibilidade e o trânsito. Para grande parte dos que moram aqui são exigidos esforços físicos que muitos não têm condições para isso. Para os moradores mais humildes, prevalece a precariedade das vias, das calçadas, das travessias das vias, dos pontos de ônibus, dos acessos às escolas, creches, postos de saúde. Padecem da dependência do transporte coletivo caro – e muito mal avaliado - ou são condenados a andar grandes distâncias, em geral em caminhos perigosos – sem calçadas e iluminação. Há uma significativa parte da população de cadeirantes aprisionados em casa. Há os corajosos usuários de bicicleta, que cotidianamente enfrentam riscos de morte quando têm que se embrenhar no trânsito maluco.

A participação popular foi muito pequena, muito aquém do que Viçosa merecia, apesar da ampla divulgação das reuniões públicas nos jornais, em programas das rádios, em cartazes, nos convites entregues aos representantes da sociedade civil organizada, feitos aos professores e estudantes, além dos feitos via internet. Mesmo assim, muitos podem não ter tomado conhecimento dessas oportunidades. Os interessados em participar ainda encontram espaço no face book (grupo PlanMob Viçosa) e haverá pelo menos mais dois debates, um para apresentação da Leitura Participativa - um grande diagnóstico da mobilidade no município cidade - e outro, para discutir as propostas e prioridades que farão parte do plano. Para contribuir para a elaboração do PlanMob, ainda teremos a aplicação de questionários ao público – pedestres, usuários do transporte coletivo, dos usuários de táxis e dos ciclistas e motociclistas.

É uma pena destacar a ausência da participação dos engenheiros civis, dos arquitetos e urbanistas e dos professores (apenas um esteve presente) e estudantes (alguns raros estiveram nas reuniões) da UFV, curiosamente o polo gerador de trânsito mais impactante na cidade. 

O silêncio de quem não participou é uma incógnita: será que está tudo muito bem para eles; eles circulam com facilidade nas calçadas; não enfrentam congestionamentos, não passam por vias esburacadas, não têm parentes com dificuldade de mobilidade; não dependem do transporte coletivo para se deslocar? Que direito terão eles de reclamar do plano, depois?

Parabéns às pessoas presentes às reuniões, em boa parte de origem humilde, que não hesitaram em contribuir; que pensaram questões não apenas dos problemas de suas casas e suas ruas, que se preocupam com os seus bairros e com Viçosa. Presenciamos emocionantes manifestações de alteridade. Viçosa agradece muito aos verdadeiros cidadãos, verdadeiros munícipes! Esperamos que tanto esforço tenha sua recompensa. O PlanMob Viçosa será a eles dedicado. Mas ainda esperamos a contribuição dos omissos nesta fase. A equipe estará sempre à disposição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário