sábado, 22 de abril de 2017

CONVIVÊNCIA POSSÍVEL?

Texto publicado no "A Tribuna", Viçosa, 19 de abril de 2017

Deixe seu comentário ou marque sua reação ao final do texto.

Há algumas semanas ficou proibido o uso de mesas e cadeiras em lugares públicos como nos canteiros centrais da Avenida Santa Rita, local de encontro de centenas de jovens, especialmente nos finais de semana.  A Prefeitura alegou seus motivos para tomar tal atitude, com uma medida drástica da fiscalização, que alegou uma série de irregularidades das empresas. Parece que a proibição da Prefeitura pegou todo mundo de surpresa, mas não creio que os comerciantes que exploravam o espaço não sabiam de nada.

O lugar tornou-se há muitos anos um ponto muito atrativo na cidade, depois que quatro bares passaram a colocar mesas e cadeiras nos dois primeiros canteiros centrais.  O ponto é central, serve de aquecimento e de fim de festa para muita gente, é local de encontro e para assistir partidas futebol. Tudo isso acontece numa área onde mora muita gente. Para atender as mesas, os garçons atravessam as pistas todo momento; circulam na área muitas garrafas e copos de vidro. Muito lixo é produzido e não há banheiros suficientes. Muita algazarra acontece e isso tudo atravessa a noite com muitos incômodos. Conversas em voz alta, música, gritos, buzinas, se prolongam risco aumentado o risco de brigas, acumulam-se carros com som alto e com muitas batidas violentas de portas. Os moradores vizinhos sofrem com isso, perdem o direito de dormir.  Os direitos de uns ultrapassam os limites dos direitos de outros e os desentendimentos acontecem.

Veio a Prefeitura e tentou acabar com a festa. Mas os usuários não foram embora por que não haviam mais mesas e cadeiras. Passaram a improvisar, trazendo cadeiras e aparelhos de som, sentando no meio fio, ocupando o que acham de direito, até a hora que querem. Como resolver isso? Tem solução? O que pode ser feito? Há direitos legítimos dos do lado dos moradores, da Prefeitura, dos usuários e dos comerciantes. Para avançar, para tentar achar soluções é preciso muita conversa um contrato de convivência, solução para a demanda dos espaços para os usuários.

A Audiência Pública realizada no dia dez de abril concluiu que é necessário pensar e criar programas de lazer e cultura. Demonstrou-se necessário regularizar a situação dos empresários junto às regras, mas que isso ocorra de forma que não haja conflitos. Para isso seria necessário melhorar o lay out das mesas e cadeiras deixando as passagens regulamentares para os pedestres e mudar os horários de fechamento dos estabelecimentos para mais cedo. É necessário criar mais espaços para os jovens, com ações conjuntas entre a Prefeitura, a Univiçosa e a UFV, que tem assumido uma postura omissa, embora seja a maior contribuinte da demanda com os seus milhares de estudantes. Uma ação necessária também seria a implantação de um programa de educação para os cidadãos, em que é fundamental o respeito ao direito dos outros, com a mudança dos hábitos dos que produzem barulhos, lixo e destruição do patrimônio público. A boa educação é essencial para a convivência, e nela está a saída.

2 comentários:

  1. É, sim, possível, desde que: a prefeitura não trate o lazer com algo superfluo e sem importancia como tem feito até agora; que a UFV, enquanto principal atrativo das pessoas a esta cidade, em particular, as que frequenta estes lugares, participe de forma pro ativa destas discussões; os donos dos bares compreendam que ao utilizar as calçadas como salão de mesas, não podem ocupá-las da forma como vêm ocupando e, finalmente, os usuários compreendam ser imprescindivel respeitar o direito de ir e vir de quem por ali passa e o direito ao silêncio daqueles que por ali residem.

    ResponderExcluir