sábado, 12 de agosto de 2017

LIÇÕES DE BARCELONA


Barcelona é uma das mais lindas cidades do mundo. É um pouco romana, medieval, neoclássica, modernista, pós moderna e contemporânea. Anualmente recebe sete vezes mais turistas que sua população, que vem conhecer a inigualável arquitetura de Gaudi (Sagrada Família, Casa Battló, Parque Guell); vem curtir suas praias, praças, ramblas e assistir aos jogos do Barcelona. Os que lá vão apreciam os sabores das paellas e tapas.

Barcelona é também um excelente exemplo de planejamento urbano e arquitetônico, que conforma a cidade como uma das mais atraentes, criativas e de qualidade de vida no planeta. Dois momentos cruciais determinaram a cidade que é hoje. O plano de Idelfonso Cerdá, feito em meados do século XIX, para a expansão da cidade além dos muros da parte medieval. O traçado previa quarteirões de forma quadradas e chanfrados nas esquinas, ruas com vinte metros de largura e amplas avenidas diagonais, que, em seus cruzamentos seriam os locais para a construção de monumentos. Não se previa edifícios com mais de cinco ou seis pavimentos. Essa conformação estabeleceu uma densidade populacional que se adequa perfeitamente até os dias atuais. Para as Olimpíadas de 1992, Barcelona deu ao mundo um exemplo de renovação espetacular, o que requalificou gigantescas áreas fabris abandonadas e voltou as atenções para uma orla marítima, hoje de excepcional qualidade e beleza.
Os que lá moram e vão conhecem um eficiente sistemas de transporte público, seja metrô ou ônibus.

O transporte individual é desestimulado, com restritas áreas para estacionamento; mas encontra as alternativas com quantidade, qualidade, segurança e pontualidade. Andar de bicicleta é alternativa de perfeitas condições para uso. A acessibilidade é garantida. As calçadas são perfeitas: largas, desimpedidas, contínuas, executadas com materiais adequados. O melhores exemplos são as ramblas, extensos e largos passeios, arborizados, onde é permitida a colocação de quiosques de jornais, souvenires e bares. Há um conjunto gigantesco de parques e praças públicas, sempre equipadas com mobiliário urbano de excepcional qualidade, parquinhos e arborização intensa. Uma das características de Barcelona é que há muito mais espaços pavimentados para os pedestres, ao invés de jardins gramados, de manutenção cara e complicada.

Um outro maravilhoso exemplo de planejamento é a Igreja Sagrada Família, projetado por Antoni Gaudi, arquiteto que só viu ser erguida uma pequena parte de um templo que só deve estar pronto em 2026. Gaudi projetou, não viu a conclusão, mais deixou o legado de uma das maiores obras primas para a civilização humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário