domingo, 22 de outubro de 2017

ARMAZENAR ÁGUA


PERCEPÇÃO AMBIENTAL

Na atual crise hídrica temos que aprender a conviver com as chuvas. Estarmos atentos à fábula da formiga e da cigarra. Não demora vem às chuvas e com certeza as enchentes. Estejamos atentos, pois os solos estão esturricados e com baixa permeabilidade. Até o momento todo o nosso processo é drenar as águas e não ARMAZENÁ-LAS. O solo, neste aspecto, é o melhor armazenador de água das chuvas.

O professor Osvaldo Valente, entendido neste assunto, excelente profissional, pouco ouvido, idealizou pequenas valetas em nível nas pastagens que aumentaram 40 % a vazão das nascentes e diminuíram as enchentes, apenas seguindo o princípio de INFILTRAR A ÁGUA NO SOLO. Estas técnicas, associadas à construção de pequenas barragens, deveriam ter sido adotadas neste período de seca.

Infelizmente, ainda cuidamos do meio ambiente nos nossos escritórios e nas LEIS e neste caso, se algumas delas forem realmente aplicadas irão trazer mais mal do que bem. Não condizem com a realidade ambiental.

As consequências dessa nossa falta de sensibilidade no trato com a natureza já têm sido comprovada pela falta de água, áreas desertificando, mudanças climáticas e as queimadas que surgem em diversas regiões e países. Ações piores virão se não mudarmos urgentemente de comportamento. A responsabilidade é de cada um de nós.

CIÊNCIA PARA A VIDA. CONHECER PARA PRESERVAR.

Contribuição de João Luiz Lani

Nenhum comentário:

Postar um comentário