domingo, 1 de outubro de 2017

NOSSO PLANO DE MOBILIDADE


Artigo publicado no jornal Folha da Mata de Viçosa-MG, em 28/09/2017

O Plano de Mobilidade Urbana de Viçosa - PlanMob - está em fase de conclusão dos trabalhos. Em seguida, será encaminhado ao Prefeito que o encaminhará à Câmara Municipal para discussão e transformação em Lei Municipal.

O PlanMob, iniciado há um ano, passou por duas etapas iniciais: os levantamentos (Leitura Técnica) e as reuniões públicas (Leitura Participativa). A primeira etapa constou de vários levantamentos tais como a medição de fluxo de veículos nos principais cruzamentos viários; de aplicação de questionários sobre a qualidade de prestação dos serviços do transporte coletivo, do serviço de táxi, das condições do uso de ciclistas, etc. Essa etapa envolveu duas dúzias de estagiários. A Leitura Participativa, simultânea, constou da realização de reuniões e de consultas públicas, a fim de obter a opinião da população e de pessoas ligadas às questões de transportes. Em cada reunião foi eleito um delegado efetivo e um suplente, que posteriormente tiveram a incumbência de representar a população nas diversas reuniões que se seguiram.

A segunda etapa constou da realização de reuniões entre os delegados, a equipe técnica, formada por técnicos da UFV; profissionais liberais e técnicos do IPLAM. O objetivo foi elaborar uma minuta do Plano. Foi um processo longo, de organização do documento, de análise dos levantamentos, de consulta às normas e legislação vigentes e de desenvolvimento de propostas.
A proposta agora disponível ne Internet e no Iplam foi uma construção coletiva, alicerçada com a técnica e a opinião pública. O PlanMob apresenta novidades em relação a outros planos brasileiros.  O plano estabeleceu como prioridades o programa de construções de rotas acessíveis, que darão condições aos cadeirantes de saírem de suas casas, chegarem aos pontos de ônibus e destes se deslocarem de forma autônoma e segura aos seus locais de trabalho, de estudos e de atendimento médico e destes locais aos pontos de ônibus de volta às suas casas.

O PlanMob inclui a construção de 4 alças viárias, que permitirão que o trânsito pesado e de passagem por Viçosa não precisem passar pelas vias centrais.  Propõe a construção de uma estação rodoviária numa dessas alças e a reforma da estação atual, de forma que receba apenas as linhas de ônibus das cidades vizinhanças mais próximas. Há uma série de novas ligações viárias alternativas, de forma a melhorar a ligação entre as regiões da cidade. Essas incluem 3 novas vias entre a cidade e o Campus da UFV; entre o Colégio de Viçosa, o Morro do Pintinho e a estrada de acesso aos condomínios da região do Bosque do Acamari, entre outras. Há também:  a proposição de diretrizes e de ações para a melhoria de 28 vias arteriais e coletoras; bem como soluções para calçadas em mais de quarenta situações diferentes. Há diretrizes para que as inovações da tecnologia de informações eliminem a necessidade de deslocamentos para a marcação de exames, consultas, obtenção de documentos e de boletos etc.

O PlanMob é produto de um longo processo, de ampla pesquisa e de muita dedicação de seus técnicos. Em sua construção ofereceu todas as condições e oportunidades de participação popular. Um plano feito para Viçosa, com a cara de Viçosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário