segunda-feira, 30 de outubro de 2017

O ARQUITETO E URBANISTA

Texto publicado no jornal Folha da Mata, em Viçosa-MG, em 26/10/2017.



O Arquiteto e Urbanista é um profissional que tem como principal função projetar os espaços para abrigar ou permitir quaisquer atividades humanas, das mais simples às mais complexas. O Arquiteto e Urbanista é um profissional importante, embora ainda desconhecido e desvalorizado pela sociedade. Suas atribuições são sombreadas, às vezes, por outros profissionais, como com o decorador, quando se trata de criar ambientes internos de casas, salas comerciais e lojas; mas só o arquiteto e urbanista pode mexer em paredes e estrutura.  Sombreada pelo agrimensor, quando se trata de projetos de loteamentos, mas sua atribuição não é o projeto urbanístico. Sombreados pelo o Engenheiro Civil já que este não elabora projeto arquitetônico, mas todos os outros projetosmuito importantes, como o cálculo estrutural e as instalações hidrossanitárias, além de ser responsável pela obra. Projetos arquitetônicos e urbanísticos são atribuições exclusivas do Arquiteto e Urbanista.

É muito comum o Arquiteto e Urbanista ser chamado para fazer uma “planta” ou um “desenho” de uma casa. Algumas pessoas lhes pedem para “dar umas ideias”. Essas tarefas parecem simples, mas não são.  Não se trata apenas de fazer uma planta ou um desenho. Um projeto arquitetônico tem de passar por várias etapas (estudos preliminares, projeto para aprovação na prefeitura, detalhamento, especificação, acompanhamento da obra etc.). Para se construir um prédio, uma casa, por mais simples que seja o projeto, é uma tarefa complexa e de grande responsabilidade. O Arquiteto e Urbanista cobra pelo projeto um valor por metro quadrado ou um percentual do custo da obra, em torno de 3%, em média. É um valor justo, pois é o custo mais importante da obra, já que ele vai determinar a qualidade dos 97 % restantes. Pagar barato por um projeto não desenvolvido pelo arquiteto e urbanista pode resultar em irregularidades, gastos desnecessários, espaços insatisfatórios e até mesmo insalubres.

Um projeto arquitetônico, como o de uma casa, quase sempre reflete os desejos de quem a quer construir. É um sonho a ser realizado e nós, os arquitetos e urbanistas somos os principais realizadores dele. A elaboração de um simples projeto demanda, no mínimo, várias semanas. É de responsabilidade do Arquiteto e Urbanista definir como vai ser gasto um recurso obtido com muito trabalho e sacrifício pelo cliente, dentro da legislação urbanística, dos padrões de conforto e segurança, da estética e do melhor uso dos materiais e técnicas.  São responsabilidades do Arquiteto e Urbanista aprovar o projeto na Prefeitura, compatibilizar os demais projetos, especificar as técnicas construtivas e os materiais de acabamento, além de cuidar do detalhamento. Ele tem de compatibilizar o projeto com as normas técnicas brasileiras, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, órgãos de proteção ao meio ambiente, patrimônio histórico etc.

O Arquiteto e Urbanista, na maioria das vezes, é um profissional autônomo, assim como médicos, dentistas ou advogados. Ele precisa se sustentar; tem de pagar impostos, contador, aluguel e funcionários. A criatividade e a estética junto com o adequado uso da técnica, são suas ferramentas para melhorar a sociedade. Por isso este é um profissional que deve ser respeitado e valorizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário