sábado, 7 de outubro de 2017

PATRIMÔNIO CULTURAL DE TEIXEIRAS

 Vista do "casarão". O Chalé, em Teixeiras-MG. Nota-se a linha férrea, que chegou em Teixeiras em torno de 1888.

O Chalé do Coronel Totó, como ficou conhecido mais tarde é referência histórica em Teixeiras – MG. A fotografia foi passada para o Sr. Aquiles Penna, filho de Francisco Penna e genro do Coronel Antônio de Pádua Bittencourt (Cel. Totó), ao seu atual proprietário, historiador Antônio Brant, neto do Cel. Totó. Nota-se no início da rua um aglomerado de animais de carga,

Vieram dois irmãos de Portugal para negociar a produção agrícola local e exportar para lá, especialmente o café. Um deles chamava-se Francisco José Alves Penna. Foi ele quem construiu a casa. Grande parte do material empregado nessa obra era importada da Europa. Sua construção foi terminada no final do século XIX, entre os anos de 1888/1889, na mesma época que a Estarda de Ferro Leopoldina.

É um chalé de estilo eclético,  implantado de forma a ter um pequeno jardim na frentes e numa das laterais, e um belo quintal. Do seu telhado original chama atenção a grande declividade e os belíssimos e elaborados lambrequins e os adornos superiores, não mais existentes. Atualmente está em bom estado de conservação.

Teixeiras foi ocupada a partir de 1840 quando, na intenção de procurar terras menos exploradas, aqui veio residir Antônio Serafim Teixeira, natural de Sapé de Ubá e casou-se com Maria Rosa de Jesus tendo vários filhos (Página do site da Prefeitura de Teixeiras).

Contribuição de Gabriel Egídio do Carmo. Link do post:
https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=251102162082020&id=100015467147301&hc_location=ufif

Nenhum comentário:

Postar um comentário