sábado, 20 de janeiro de 2018

BARRA LONGA-MG

BARRA LONGA - MG

Imagem relacionada

"O topônimo do município é proveniente da confluência (Barra) dos rios do Carmo e Gualaxo do Norte, que nascem nas serranias de Ouro Preto, vindo fundir-se a pouco mais de 1 km a oeste de Barra Longa, sugerindo por este motivo a toponímia." (IBGE- Cidades) 

"Nos primórdios da penetração das Minas Gerais, vários colonizadores chegaram à região Mata de Ponte Nova, formando aí pequenos núcleos de povoação. Nessa época, o Coronel Matias Barbosa da Silva, Senhor de muitos escravos e poderoso em armas, lançou nestas partes várias posses, legalizadas anos depois por cartas de sesmarias. Na principal destas posses, fundou ele entre 1701 e 1704 o pequeno arraial de Barra de Matias Barbosa, mandando erigir uma capela, em torno da qual desenvolveu o povoado." IBGE- Cidades) 

1718 – Criado o Distrito com a denominação de Barra Longa, subordinado ao município de Mariana.
1923 – O distrito de Barra Longa deixa de pertencer ao município de Mariana para ser anexado do município de Ponte Nova.
1938 - Elevado à categoria de município com a denominação de Barra Longa e desmembrado de Ponte Nova.

Barra Longa, Zona da Mata, MG,  6.147 habitantes(IBGE 2010). Altitude média de 400 m.
Ao fundo a Igreja Matriz de São José (construída em 1774). Arquitetura conservada mostra que a cidade já possuiu um papel econômico importante. Aos poucos vem perdendo população, mas é uma cidade muito bonita em sua área central.

Portal da Praça. Local recuperado após desastre da lama da  Samarco.

Sede da Prefeitura, em uma edificação "Art deco"

Casarão eclético, na avenida principal da cidade.

A fertilidade das terras, próprias para a agricultura e a exploração do ouro de aluvião, abundantes nos rios Carmo e Gualaxo do Norte, foram fatores determinantes na fixação dos primeiros habitantes e no desenvolvimento do povoado, atual Cidade de Barra Longa.

Fotos Ítalo Stephan, janeiro de 2018

Fontes:
https://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=310570&search=minas-gerais|barra-longa
http://www.barralonga.mg.gov.br/index.php/prefeitura/historia
http://ninitelles.blogspot.com.br/2011/07/minas-sao-muitas-barra-longa.htmlA

Nenhum comentário:

Postar um comentário