domingo, 26 de novembro de 2017

LIÇÕES DE PARIS


Texto publicado em 23/11/2017, no jornal Folha da Mata, Viçosa-MG

Paris é, há séculos, uma das mais importantes cidades do mundo. É uma das cidades mais ricas em cultura. Guarda em sua paisagem referências dos períodos romano, gótico, medieval e neoclássico. É formada por um conjunto ímpar de arquitetura Art Nouveau, pós moderna e contemporânea. Anualmente recebe mais de dez vezes mais turistas que sua população, que vêm conhecer a sua arquitetura e a arte da Notre Dame, dos seus museus (Louvre, Versalhes, D’Orsay, Rodin etc.). É possível curtir os imensos parques espalhados pela cidade. Turistas vêm conhecer a  impressionante Torre Eiffel, o charmoso Rio Sena, com suas dezenas de pontes e, é claro apreciar os sabores dos pratos sofisticados, queijos e vinhos.

Paris é também um excelente exemplo de planejamento urbano e arquitetônico de longo prazo. O plano o Barão de Haussmann, iniciado em meados do Século XIX, rasgou uma enorme cidade com traçado medieval, com amplos bulevares e avenidas diagonais, gerando uma malha urbana que permitiu a cidade ficar mais saudável e que, de sobra, proporcionou a colocação de belos monumentos em seus cruzamentos. Não se previu edifícios com mais de cinco ou seis pavimentos. Essa conformação estabeleceu uma densidade populacional que se adequa perfeitamente até os dias atuais. A cidade se preparou para receber uma Olimpíada (1924) e quatro exposições universais (1855, 1889, 1900 e 1937), que deixaram como legados a torre Eiffel, o Grande e o Pequeno Palácio. No começo do século XX, houve a inauguração de novas pontes e do seu sistema de metrô.  Em 1958 começou um plano para o desenvolvimento do bairro La Defense, que se tornou o principal centro financeiro, com belas torres de arquitetura contemporânea. As margens do agora despoluído Rio Sena tem sido transformadas em área de lazer com novos jardins, praias, piscinas, playgrounds, pistas de caminhada, locais de encontros e de danças.

O que se vê na cidade é o respeito ao passado e uma efusão de exemplares arquitetônicos de diversos períodos, convivendo harmoniosamente. Há um conjunto gigantesco de parques e praças públicas, sempre equipadas com mobiliário urbano de ótima qualidade, parquinhos e arborização intensa. Os parques são belíssimos, com muita área para pedestres com pavimento simples de saibro e com gramados em jardins magníficos com fontes e monumentos. É possível encontrar lindos pomares e orquidários. Uma das características de Paris é a presença de cadeiras metálicas soltas, espalhadas, que podem ser agrupadas à vontade, movidas para as sombras das árvores ou para as beiradas dos espelhos d’água.

O automóvel particular definitivamente perdeu a prioridade. Os que a visitam conhecem um eficiente sistemas de transporte público, seja metrô ou ônibus, com um plano de linhas noturnas. O transporte individual é desestimulado, mas encontra as alternativas com quantidade, qualidade, segurança e pontualidade. Andar de bicicleta é alternativa que encontra boas condições para uso. A acessibilidade é garantida:  calçadas são muito boas: largas, desimpedidas, contínuas, executadas com materiais adequados. Vale portanto, conhecer uma cidade que respeita e abriga com qualidade seus cidadãos e apaixona seus visitantes, como aconteceu comigo. Sobram motivos para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário