quinta-feira, 18 de abril de 2013

Planejamento estratégico? Crescimento Urbano?


A PMV resolveu fazer planejamento de uma forma falsamente democrática, com o Planejamento Estratégico e ainda fala em crescimento da cidade, um termo equivocado, pois o  correto é trabalhar pelo desenvolvimento do município!

Para completar, ficam as nobres palavras do caro colega Arquiteto e Urbanista Aguinaldo Pacheco:

A PMV anda falando em Plano Estratégico para o Crescimento da cidade.
Planejamento Estratégico é instrumento tecnocrático de origem militar, fechado a pequenos grupos de interesses, normalmente empresários da construção civil, e que por ser "fechado" não vai atrás da Participação Popular exigida pelo Estatuto da Cidade.

O Plano de Desenvolvimento do município é o Plano Diretor Participativo que está pronto desde 2008 e que não foi sequer discutido na Câmara e devolvido ao Executivo, que agora vem com esta farsa antidemocrática de Plano Estratégico. Queremos é Plano Diretor Participativo conforme exigência legal.

A Missão de uma cidade não é crescer, mas dar Qualidade de Vida aos seus cidadãos. E quem sabe o que é bom para a cidade é o cidadão que paga impostos e elege os executivos da prefeitura. Logo, ele é que tem que ser ouvido, lá no bairro dele.

Isto foi feito no Plano Setorial de Saneamento. Todos os bairros foram visitados e realizadas duas assembléia de delegados, onde compareceram quase a totalidade dos 206 delegados eleitos pelos bairros. Isto sim é que é Diagnóstico Participativo. Todos os relatórios estão de posse do SAAE. É só consultar.

E fui eleito um dos delegados e presenciei um processo amplamente participativo!.


Nenhum comentário:

Postar um comentário