31 dezembro 2011

2012 e os Arquitetos e Urbanistas

Que em 2012, nós, Arquitetos e Urbanistas consigamos avançar, um pouquinho que seja, contribuindo para que a injustiça social nas nossas cidades diminua.
Será ano de eleições para prefeitos e devemos cobrar dos candidatos suas posições sobre o que pensam e pretendem fazer para melhorar as cidades. Que saibamos votar!
Que reflitamos e nos manifestemos criticamente sobre o que for prejudicial para o bem público.
Que a sociedade passe a nos conhecer um pouco mais e que tenhamos a sapiência e humildade para atingir, com nossas competências aqueles que precisam da boa  Arquitetura e do bom Urbanismo.
Que possamos produzir uma arquitetura de qualidade e honesta!

30 dezembro 2011

Bom exemplo de arquitetura

Se os construtores soubessem como é bom deixar as calças largas! Os lojistas ganham, a cidade ganha com espaços agradáveis ao público.

Arquitetura em Juiz de Fora


Com uma arquitetura  (pode ser até boa nos apartamentos)  que não se relaciona com a cidade, soma-se à paisagem urbana estruturas bizarras como esta torre de mais de 25 pavimentos. Em primeiro plano a arquitetura de boa qualidade (neocolonial)  sempre ameaçada de desaparecer e dar lugar a mais arquitetura ruim.

28 dezembro 2011

Arquitetura moderna: Juiz de Fora


Residência no bairro Bom Pastor em Juiz de Fora. Aparentemente da década de 1960. Nota-se os pilares em "V", um amplo balanço lermbra o colégio de Diamantina de Oscar Niemeyer -  e aberturas triangulares. Bela obra.

Legislação inadequada: Juiz de Fora




A legislação de Juiz de Fora permite que edifícios com muitos pavimentos sejam construídos colados em uma das divisas. O resultado é horrendo e insalubre. Há torres afastadas a menos de 1,50 metros da outras. O espaço criado é um beco escuro e muito difícil de manter. Em alguns edifícios o espaço fica ainda mais feio quando usado para instalação de aparelhos de ar condicionado.

26 dezembro 2011

Concurso Prefeitura BH

DIA 23/12/2011 foi publicado o edital do concurso publico de engenharia, arquitetura, geologia e engenharia ambiental para a Prefeitura de Belo Horizonte (segue em abaixo o link). São 57 vagas para arquiteto e 12 para engenheiros.
Encaminho também link para acesso direto a todas a legislações contempladas no nosso concurso público.

21 dezembro 2011

COMUNICAÇÃO AOS ARQUITETOS BRASILEIROS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO BRASIL - CAU/BR
COMUNICAÇÃO AOS ARQUITETOS BRASILEIROS


Em 31 de dezembro de 2010, após seis anos de tramitação legislativa e diversas audiências públicas realizadas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, o Presidente da República sancionou a Lei nº 12.378/2010, que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo, cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal – CAU/UFs.
A Lei 12.378/2010 delegou o gerenciamento do processo de transição e a organização do primeiro processo eleitoral do CAU à Coordenadoria Nacional das Câmaras Especializadas de Arquitetura do Sistema CONFEA/CREAs – CCEArq, com a participação das entidades nacionais de arquitetos: IAB, FNA, AsBEA, ABEA e ABAP.
As eleições aconteceram no prazo determinado pela Lei, em 26 de outubro de 2011, com a participação de mais de 56.000 arquitetos e urbanistas – cumprindo com êxito a determinação legal.
Apesar de exitoso o processo eleitoral, a transição para a implantação do CAU nos Estados e no Distrito Federal, que deveria ter acontecido em 2011, ficou prejudicada em função das divergências de entendimentos entre o Sistema CONFEA/CREAs e a Comissão formada pela CCEArq e as Entidades.
Nestes termos, a transição acontecerá a partir de agora, mediante o estabelecimento de acordos com os CREAs, estimando-se que até junho de 2012 esteja concluída. As parcerias com os CREAs incluirão a assinatura de convênios com os quais pretendemos reduzir eventuais incômodos para a Sociedade, para os arquitetos e para toda a cadeia produtiva iniciada com o projeto arquitetônico e suas especificações.
Até o presente momento estão previstos convênios entre o CAU e os CREAs das seguintes Unidades da Federação: AC, AM, AP, CE, DF, GO, MA, MG, MS, PB, PE, PI, PR, RN, SC e SE. Nestas localidades a transição tardia ocorrerá mais tranquilamente, pois contará com o espírito público que sempre deveria orientar ações de interesse coletivo entre autarquias do Estado Brasileiro.
Não obstante as parcerias entre os CAU/UFs e diversos CREAs, já serão progressivamente implantados em todas as Unidades da Federação os novos procedimentos de atuação em desenvolvimento para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, conforme descritos abaixo.

NOVOS PROCEDIMENTOS
Em 22 de dezembro de 2011, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil iniciará a instalação dos novos instrumentos de relacionamento com os arquitetos e empresas de arquitetura via Internet, ativando o primeiro Módulo do Sistema de Comunicação e Informação do CAU – SICCAU.

Este Módulo Corporativo conterá funcionalidades básicas e estará disponível na rede mundial de computadores prestando os seguintes serviços:
1. Preenchimento de Registro de Responsabilidades Técnica – RRT de obra ou serviço (instrumento que substitui a tradicional ART, conforme determinação da Lei 12.378/2010);
2. Consulta de RRTs, dados pessoais, registros profissionais;
3. Solicitação de Certidões de Registro Profissional e de Quitação;
4. Solicitação de Certidão de Acervo Técnico – CAT sem atestado;
5. Visualização de dados resumidos e completos referentes às suas informações cadastrais.
Nota: As Certidões de Registro e de Quitação para as empresas serão disponibilizadas apenas nos Estados de AL, AP, GO, MA, MG, PB, PI, PR, RN, RR, RS, SE – que correspondem aos CREAs que enviaram os cadastros para os respectivos CAU/UFs. Tão logo os demais CREAs enviem os cadastros das empresas de seus estados, estes serviços serão prestados também às suas empresas.
Outros serviços e funcionalidades serão implantados gradativamente, em cronograma a ser publicado nos sítios dos CAU/UFs na Internet.
O acesso ao Módulo Corporativo do SICCAU e às demais informações se dará através dos sítios provisórios dos CAU/UFs, pelos endereçoswww.cauUF.org.br – por exemplo: www.caurj.org.br , www.causp.org.br , www.causc.org.br , www.caupe.org.br .. e assim por diante.
Os arquitetos e urbanistas deverão acessar o SICCAU com os respectivos números de CPF e as empresas com o de CNPJ. A forma de obtenção dos serviços do SICCAU é auto-explicativa, não necessitando treinamento.
Nota: O banco de dados cadastral que alimentará o Módulo Corporativo do SICCAU será o mesmo utilizado no Processo Eleitoral do CAU, fornecido pelo Sistema CONFEA/CREAs. Para superar eventuais desatualizações no banco de dados, o SICCAU solicitará que o profissional atualize seus dados, principalmente seu endereço eletrônico, pois será através dele que o SICCAU enviará a senha de acesso ao sistema para cada profissional arquiteto e urbanista.
Nesta oportunidade, solicitamos o especial apoio dos arquitetos atuantes no Brasil e sua compreensão para eventuais dificuldades que possam acontecer nesse período de transição, pois estaremos atentos para resolvê-las no menor espaço de tempo possível.

Brasília, em 17 de dezembro de 2011.
Haroldo Pinheiro Villar de Queiroz,
Presidente Eleito do CAU/BR.

Parque Tecnológico de Viçosa: 2012 está aí!

O Centev funciona no excelente espaço do Parque Tecnológico de Viçosa, que está subutilizado. Quando é que as autoridades irão, além de reconhecer, realmente investir no seu enorme potencial para o desenvolvimento econômico do município?

Viçosa não pára.

Vista da chegada ao bairro Amoras e o Morro do Escorpião acima.

Rua Gumercindo Iglesias - um importante eixo de crescimento de Viçosa.

Viçosa não pára de crescer. Para os lados e para cima. Um eixo importante de crescimento está na região do Vau-Açu, entre o Silvestre e o Amoras. A administração municipal deveria olhar a área com mais carinho,  impedindo que o crescimento seja desordenado, pensando em manter uma avenida larga, exigindo a construção de passeios acessíveis, construindo logo a rede de drenagem  e impedindo avanços por sobre os afastamentos.

20 dezembro 2011

Para quem não votou no CAU

Informações para quem não conseguiu votar ou para quem não votou:
As cartas com as senhas foram remetidas com "Aviso de Recebimento"; aquelas que retornaram sem terem sido recebidas pelo destinatário já servem como justificativa. 
O CAU/BR deverá analisar as demais ausências na Reunião Plenária de janeiro e publicará as 
orientações a serem seguidas pelos que não votaram. 
O mandato do presidente do CAU/BR terá início em 19/12/2011 e, a seguir, cada CAU Estadual iniciará suas atividades - e só então poderemos ter instrumentos de comunicação regulares..

17 dezembro 2011

Feliz Natal ao governador


Desejo um feliz Natal ao governador de Minas Gerais! Que Deus dê a ele em dobro  tudo o que ele faz com os professores da rede estadual de ensino!

Exagero na verticalização


Olha o que a legislação urbanística permite que seja construído em Juiz de Fora. Um prédio de 27 pavimentos colado na divisa em plena Avenida Rio Branco. O prédio mais baixo ficou espremido entre dois paredões.
A cidade vai ganhar uma empena cega de uns 80 metros de altura por uns 45 m de largura. Péssima arquitetura para a cidade!

12 dezembro 2011

Pó Pará!


O Pará continua Pará. É um só. Venceu o bom senso? Venceu a população? Venceu o Pará? Venceu o meio ambiente?
É hora de pensar no desenvolvimento de um estado cheio de riquezas, mas tão pobre. É hora de tirar o poder do atraso.
Foto:
http://www.zonu.com/brasil_mapas_esp/Mapa_Satelital_Foto_Imagen_Satelite_Estado_Para_Brasil.htm

10 dezembro 2011

Pobre Plano de Habitação

O Seminário de apresentação do Plano municipal de Habitação de Viçosa, encontro de tamanha importância reuniu apenas 6 membros do Conselho Municipal de Habitação, mais o apresentador e apenas eu como  "platéia". Mesmo com o nó que houve no trânsito e impediu que algumas pessoas fossem ao evento, Arquitetos e Urbanistas, Engenheiros Ambientais, Geógrafos, Sociólogos, Vereadores, técnicos do IPLAM, líderes de bairros, professores da UFV, da UniViçosa, a imprensa local e a população parecem não se importar com o destino da cidade. 
O que nos foi apresentado - apenas dois mapas - ainda é muito rudimentar. Mas, sem o envolvimento da população, teremos um plano pobre, à altura do desinteresse da grande maioria.

08 dezembro 2011

O dia em que Viçosa parou.

Na noite de 7 de dezembro, Viçosa parou. O trânsito virou um nó por pelo menos duas horas e meia. São muitos relatos de horas passadas em um trânsito caótico. Não foi causado por acidentes, por falta de energia, por chuva, deslizamento ou árvores tombadas. Há alguns culpando o fechamento da via Alternativa da UFV. Fato é que nunca se viu nada assim, com algumas exceções de dias de jogos da seleção brasileira em copa do mundo. Mas foi muito pior. Formaram-se quilômetros de congestionamento nas avenidas Santa Rita, Geraldo Reis, Castelo Branco,  P. H. Rolfs, Ladeira dos Operários...

Pais se preocuparam com filhos que não chegavam em casa; estudantes não chegaram nas escolas;  pessoas perderam reuniões, consultas, sessões de fisioterapia. Muita gente perdeu a paciência, sem saber o que ocorreu. Parece que, felizmente,  ninguém se machucou.

Não podemos culpar apenas os semáforos que tornaram as pessoas menos educadas que quando eles não existiam. O problema é que há muitos automóveis e poucas ruas. Um  problema é que as ruas serão as mesmas por muito tempo, nas quais passam a circular a cada ano cerca de 800 veículos a mais. Outro problema é que a Câmara Municipal, a pedido dos construtores civis, acaba de aprovar o aumento do número de pavimentos na área central, o que atrairá mais moradores e carros. Mais um outro problema é que aos poucos começam a ficar prontas as muitas centenas de apartamentos na área central, e as pessoas começam a mudar para eles. Isto deve-se mostrar mais evidente a partir de março do ano que vem. Tivemos apenas um prenúncio do que está por vir. Constata-se o que alguns planejadores previram.  Qualquer pequeno acidente ou contratempo que ocorrer provocará outros episodios iguais, ou piores ao que aconteceu. É grave a situação.

07 dezembro 2011

Menção Honrosa IAB-MG


O trabalho de Graduação do José Maurício (Sapo) - Mobilidade Urbana a partir de bicicleta em Viçosa, MG, obteve Menção Honrosa na premiação IAB-MG /2011.
Parabéns ao Sapo!

02 dezembro 2011

Convite importante!

Está marcado para o dia 07/12 (próxima quarta feira) às 19:00h na Câmara Municipal a Assembléia do Plano Habitacional de Viçosa com a Empresa CRB.
Pelo que vimos, o diagnóstico apresentado era péssimo e deveremos observar que é necessária uma melhora significativa no que irão nos apresentar.
Convido a todos que estiverem em Viçosa a participar.


O encontro de tamanha importância reuniu apenas 6 membros do Conselho Municipal de Habitação, mais o apresentador e apenas eu como  "platéia". Mesmo com o nó que houve no trânsito e impediu que algumas pessoas fossem ao evento, a população parece não se importar com o destino da cidade.
O que nos foi apresentado ainda é muito rudimentar. Mas, sem o envolvimento da população, teremos um plano pobre, à altura do desinteresse da grande maioria

01 dezembro 2011

CAU-MG diplomado e com direção

Os conselheiros do CAU-MG tomaram posse hoje e elegeram seus dirigentes. O grupo de 20 conselheiros titulares e 20 suplentes é formado por profisionais atuantes em setores diferentes e em várias regiões das Minas Gerais. Isso é um fator muito positivo.
O engenheiro arquiteto Joel Campolina será empossado em 08/12/2011 como o primeiro presidente do CAU-MG.
O caminho será longo,  cheio de desafios, mas com a promessa do novo presidente do CREA-MG de seguir junto como pareceiro do nosso recém criado conselho.
O professor Paulo Tadeu Leite Arantes (titular) e eu como suplente embarcamos nessa história. Vamos lá com o apoio de vocês.