Viçosa-MG, área central.Vista do Shopping Chequer - irregular, improvisado, por sobre dois cursos d'água. Foto Ítalo Stephan, dez. 2019. Ao fundo, a estação rodoviária.
Temos sempre de tomar cuidado ao ler e depois avaliar as notícias. Tem havido mal entendidos. Há algumas semanas, foi noticiado que o plano de Mobilidade não contemplava a linha férrea. Mais recentemente, a notícia foi a de que o mesmo plano iria acabar com o Shopping Chequer. É importante fazer alguns esclarecimentos e alertas sobre o assunto.
O Plano de Mobilidade Urbana de Viçosa – PlanMob – foi recentemente aprovado pela Câmara Municipal de Viçosa. Assim como o plano diretor (infelizmente rejeitado sob grande pressão dos bastidores), o PlanMob é um importante instrumento de política urbana. Sorte que ao menos este foi aprovado, mesmo com pouca discussão na Casa Legislativa.
O PlanMob é uma exigência legal para todos os municípios com mais de vinte mil habitantes, e a ele ficam vinculadas liberações de recursos para uma série de obras de melhorias para a mobilidade urbana. O plano traz muitas propostas para melhorar as condições de circulação de pedestres e de ciclistas; do transporte coletivo e da estrutura viária.
Mas vamos aos pontos noticiados. O melhor é consultar a fonte, ou seja, o plano. Para conferir o texto do plano é só ir à página do face book “PlanMob Viçosa”. O primeiro ponto foi sobre a suposta omissão do PlanMob quanto à linha férrea. O que não é verdade. São pelo menos nove artigos que tratam dela. Dentre os objetivos estão “utilizar o potencial do leito da linha férrea em toda sua extensão” e “urbanizar o leito da linha férrea dentro do perímetro urbano”.
Dentre as diretrizes estão: “preservação da linha férrea, incluindo o seu leito e trilhos remanescentes”; a “realização de estudos de viabilidade para a construção de trechos de vias urbanas” em sua extensão; a “utilização do leito férrea como alternativa para construção de calçadas, de ciclovia e de espaços de lazer de uso público” e o “impedimento da invasão da faixa de domínio da linha férrea por edificações”. Há propostas de curto prazo como: “promover a reintegração de posse de trechos da linha férrea que foram invadidos”; “elaborar projeto urbanístico para o leito da linha férrea” e “implantar o sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT), da linha férrea no campus da UFV”. Há propostas de médio prazo, como a implantação de ciclovia paralela ao leito da linha, interligando o campus da UFV ao distrito de Silvestre. A longo prazo, o PlanMob prevê implantar VLT no trecho entre a UFV e o Parque Tecnológico.
O segundo ponto, apresentado de forma um pouco distorcida, foi sobre o Shopping Chequer. Eis o que está previsto no PlanMob: “Caberá à Administração Municipal providenciar a elaboração de projetos urbanísticos para, pelo menos, os seguintes logradouros públicos, dentre eles a área do atual Terminal Rodoviário e do Shopping Chequer. Isso é um processo que poderá durar alguns anos. O projeto deverá prever a desativação do atual terminal rodoviário e a implantação de novo terminal num dos eixos de expansão da cidade, em local a ser definido. O atual terminal passará a receber os ônibus da microrregião. Será acrescentado um pavimento, ao nível da avenida, para receber as lojas do atual shopping popular. O local do atual shopping será transformado em uma agradável praça. Viçosa vai ganhar um belo espaço urbanizado, espero que não demore muito.
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