Temas de discussão: Arquitetura e Urbanismo. Planejamento Urbano. Patrimônio Histórico. Futuro das cidades. Pequenas e médias cidades. Architecture and Urban Planning. Heritage. The future of the cities.
27 setembro 2021
23 setembro 2021
AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR O PLANO DIRETOR DE VIÇOSA-MG
18 setembro 2021
Pintura Nova: Baarle-Hertog, Baarle-Nassau
LOUCAS FRONTEIRAS
Baarle-Nassau - holandesa
Baarle-Hertog - belga
20 enclaves belgas em território holandes,
13 setembro 2021
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Participe!
Convite
Audiência Pública sobre o Plano Diretor de Viçosa
Dia 20 de setembro de 2021, 18:00, na Câmara Municipal de Viçosa-MG
ARTIGO PUBLICADO
19ª Edição da Revista PIXO | PEQUENAS CIDADES
ARTIGO:
O TURISMO EM PEQUENAS CIDADES DE MINAS GERAIS: CIRCUITOS TURÍSTICOS E ICMS TURÍSTICO
Arthur Zanuti Franklin, Ítalo Itamar Caixeiro Stephan, Luiz Fernando Reis
Resumo
Minas Gerais possui duas características distintas das outras unidades federativas quanto às políticas de turismo: os circuitos turísticos e o ICMS Turístico. A partir da década de 1990, a Secretária de Estado de Turismo criou os Circuitos Turísticos como forma de regionalizar o turismo mineiro. Em 2010, criou-se o ICMS Turístico, para municípios desenvolverem a atividade turística. Dessa forma, outros municípios, passariam a dispor de mecanismos para desenvolver suas políticas de turismo. Portanto, o objetivo deste trabalho é avaliar se essas políticas conseguem, na prática, inserir as pequenas cidades no contexto turístico. Para isso, utilizou-se o método de análise documental, analisando políticas públicas do Estado relacionadas aos Circuitos e ao ICMS Turístico, como as leis de criação dos programas disponíveis nos sites da Secretaria de Turismo e Assembleia Legislativa do Estado. Constatou-se que as políticas têm boa intencionalidade, porém, possuem pontos a serem melhorados para conseguir beneficiar pequenas cidades. Palavras-chave: turismo, regionalização, ICMS Turístico, Minas Gerais, pequenas cidades.
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/pixo/article/view/20692/13522
10 setembro 2021
NOTA DA ANDIFES EM DEFESA DA DEMOCRACIA
EM DEFESA DA DEMOCRACIA
Uma universidade pública livre, plural, acessível à sociedade, competente e voltada para a resolução dos grandes e graves problemas nacionais só pode existir em um regime plenamente democrático. Do mesmo modo, um Brasil livre e independente, justo, dinâmico e solidário só pode se realizar na e pela democracia, pelo estado de direito e pelo respeito à Constituição. O destino do Brasil e de suas universidades públicas está entrelaçado pelo mesmo desafio: o de preservar e aprofundar a democracia como nossa forma de vida definitiva.
Este compromisso radical das universidades públicas com a democracia e com o país impõe à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES o dever de condenar e repudiar toda e qualquer tentativa de destruir - por palavras e ações - o que a sociedade brasileira conquistou a duras penas: uma Constituição baseada nos direitos fundamentais e um regime político democrático. Também responsáveis pela compreensão do nosso passado e de nosso futuro como nação, as universidades públicas não podem se render à transformação da data da independência em cemitério das esperanças das gerações que nos precederam, das expectativas da geração presente e daquelas que estão por vir.
Todos sabemos que estamos vivendo uma crise política, econômica, social, sanitária, ambiental e cultural, o que não justifica, porém, a criação de fantasmas de golpes e retrocessos que só nos tornam impotentes e atordoados se os aceitarmos como fatalidades. O enorme conjunto de problemas que nos aflige como nação só pode ser enfrentado por uma reflexão realista e pela ação concertada, racional e generosa de todos os setores da sociedade e de suas lideranças. É deste esforço, comandado por um inarredável compromisso com a democracia, que as universidades federais querem participar, mobilizando toda a sua força reflexiva, para renovar as esperanças de um país em meio a um mundo cada vez mais complexo e exigente.
Não temos um destino – o Brasil e suas universidades – fora da democracia .
Brasília, 09 de setembro de 2021.
05 setembro 2021
Hotel Rubim - Viçosa-MG
Finalmente aprovado pelo Iplam/Geoplan o projeto arquitetônico de reforma do Hotel Rubim.
O tombamento não veio como deveria. Apenas a fachada será preservada. Uma imensa laje ocupará 80% do terreno e uma torre ocupará o atual quintal.
02 setembro 2021
CONDOMÍNIO TIGUERA - JUIZ DE FORA
Tiguera - Um condomínio criado há 50 anos, em Jiz de Fora. Ruas calçadas com pedras, arborização extensa e variada. Árvores cinquentenárias e saudáveis.
Um clube interno desenhado por Arthur Arcuri ( a confirmar).
SONHOS NÃO ENVELHECEM
Fonte: Blog Viçosa Cidade Aberta - de Aguinaldop Pacheco.
Foto: Luiza Oliveira Pacheco