26 julho 2024

JUIZ DE FORA: ÔNIBUS RUINS

Os ônibus de Juiz de Fora, assim como de quase todas as nossas cidades são carrocerias de caminhão adaptadas e têm péssima suspensão. A má qualidade dos  veículos, mesmo em uma avenida (Rio Branco) quase plana, com pavimentação razoável  se traduz em solavancos, tremores, freadas bruscas. Viagens desconfortáveis e arriscadas para qualquer um que tiver alguma mínima dificuldade de movimento. Transporte para os fortes.

12 julho 2024

NOVA ERA


Tratarei aqui de uma região esquecida pelo poder público em Viçosa. É uma região formada pelos bairros Vale do Sol, Nova Era e São Sebastião, que abriga cerca de 4.500 moradores, segundo o Censo de 2022. É uma parte da cidade relativamente plana, que segue o vale do ribeirão São Bartolomeu, passa pelas ruas Santana (que nasce frente ao Hospital São Sebastião), Eurico Marangon, Elisa Maria da Silva, que dá acesso aos Araújos e aos conjuntos do Minha Casa Minha Vida. Segue pela rua Maria de Castro Silva, pela avenida São João Batista, região que tem uma grande igreja, um supermercado e o acesso à MG-482. Segue pela ruas Santa Cruz, Santos Dumont e Dona Petronila.  Ao longo de todo esse vale, há o leito da linha férrea, ainda bastante preservado, com um potencial enorme de aproveitamento para espaços públicos de muita qualidade. 

O Plano de Mobilidade Urbana de Viçosa – PlanMob, Lei nº 2823 de 2020 é uma importante lei, com muitas propostas para todo o município de Viçosa. O PlanMob-Viçosa traz, como objetivos, o desenvolvimento sustentável da cidade de Viçosa nas dimensões socioeconômicas e ambientais, tais como: a segurança nos deslocamentos das pessoas, a equidade no uso do espaço público de circulação, vias e logradouros; melhoramento das calçadas; o melhoramento da qualidade do transporte coletivo; o estímulo às viagens a pé e estímulo ao uso de bicicletas.  O PlanMob também apresentou propostas de projetos urbanísticos para várias vias importantes, como as avenidas Marechal Castelo Branco, Joaquim Lopes de Faria e Jacob Lopes de Souza. Também focou em regiões distintas da cidade. O conjunto de bairros aqui citado forma um vetor de expansão de Viçosa, esquecido pelas autoridades, que precisa um bom ordenamento. Trata-se de um eixo com mais de 4 km de extensão. As vias que acompanham a linha férrea correm por um espaço largo, mas mal aproveitado, cheio de potencial para ser uma agradável e amistosa via para os moradores do bairro, com praças públicas, pistas de caminhada, ciclovias e, quem sabe, soluções mais ousadas.  

O PlanMob, já há quatro anos atrás, propôs as seguintes intervenções de médio e longo prazos para a região. São propostas muito factíveis. Propôs a implantação de calçadas nos trechos onde elas inexistem e a uniformização dos pisos das calçadas.  Deve-se garantir duas faixas de rolamento de, no mínimo, 3,00m (três metros) de largura cada uma, ao lado dos trilhos da linha férrea, que deve ter seus trilhos preservados a futura implantação de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). A ciclovia seguiria ao lado dos trilhos da linha férrea e há espaços com arborização urbana adequados para a implantação de praças. Para o sistema viário, deve-se manter o calçamento em blocos de concreto poliédricos (mais permeável). Deve ser feita a implantação de sinalizações horizontal e vertical, com vistas a garantir a segurança de pedestres e de veículos. Por fim, foi proposta a necessária correção dos problemas de drenagem superficial (caixas coletoras, bueiros e sarjetas) em diversos trechos ao longo das vias, onde a ausência de drenagem compromete a segurança do trânsito. 

Essas obras poderão melhorar as condições de toda a região e das áreas vizinhas, que naturalmente tendem a crescer em população. Eis mais uma oportunidade de uma significativa região de Viçosa, crescer de forma sustentável e digna, com a valorização das moradias, da qualidade de vida e da identidade local.    


DESENHO: CIDADE INTELIGENTE

Desenho nanquim sobre papel vegetal. Ítalo Stephan, junho 2024


07 julho 2024

OS SEM-CIDADE


Jogados na periferia da periferia, os conjuntos do prrograma Minha casa Minha Vida em Viçosa-MG, estão lá, há mais de uma década, só com as casas, isolados, sem o resto da cidade, sem a cidade.
 

05 julho 2024

LIVRO RECOMENDADO

 


Holocaustos Coloniais: A criação do terceiro mundo
Mike Davis

"Uma catástrofe que matou mais de 50 milhões de pessoas no final do século XIX e que está na base da tragédia global contemporânea. Mike Davis mergulha nos dados estatísticos e nas páginas de jornais da época para mostrar como as bruscas variações climáticas provocadas pelo fenômeno El Niño combinadas com o fundamentalismo capitalista e a brutalidade colonial devastaram a economia do nordeste brasileiro, da China, da Índia e de tantos outros países."

Ver mais em: https://www.amazon.com.br/Holocaustos-Coloniais-cria%C3%A7%C3%A3o-terceiro-mundo/dp/6586691591

NOVO DESENHO

Cidade-esponja. Nanquim sobre vegetal. Ítalo Stephan, maio 2024

 

03 julho 2024

VETO CORRETO

Prefeita veta projeto que autoriza construtoras a usarem áreas públicas e preservadas para instalar reservatórios contra enchentes em Juiz de Fora 

https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2024/07/02/prefeita-veta-que-autoriza-construtoras-a-usarem-areas-publicas-e-preservadas-para-instalar-reservatorios-contra-enchentes-em-juiz-de-fora.ghtml

01 julho 2024

ÁRVORES DO CAMPUS DA UFV







Ipês rosa, Parajús, Ipês amarelo, jatobás, paineiras.
Fotos Ítalo Stephan, 1º de julho de 2024