12 julho 2024

NOVA ERA


Tratarei aqui de uma região esquecida pelo poder público em Viçosa. É uma região formada pelos bairros Vale do Sol, Nova Era e São Sebastião, que abriga cerca de 4.500 moradores, segundo o Censo de 2022. É uma parte da cidade relativamente plana, que segue o vale do ribeirão São Bartolomeu, passa pelas ruas Santana (que nasce frente ao Hospital São Sebastião), Eurico Marangon, Elisa Maria da Silva, que dá acesso aos Araújos e aos conjuntos do Minha Casa Minha Vida. Segue pela rua Maria de Castro Silva, pela avenida São João Batista, região que tem uma grande igreja, um supermercado e o acesso à MG-482. Segue pela ruas Santa Cruz, Santos Dumont e Dona Petronila.  Ao longo de todo esse vale, há o leito da linha férrea, ainda bastante preservado, com um potencial enorme de aproveitamento para espaços públicos de muita qualidade. 

O Plano de Mobilidade Urbana de Viçosa – PlanMob, Lei nº 2823 de 2020 é uma importante lei, com muitas propostas para todo o município de Viçosa. O PlanMob-Viçosa traz, como objetivos, o desenvolvimento sustentável da cidade de Viçosa nas dimensões socioeconômicas e ambientais, tais como: a segurança nos deslocamentos das pessoas, a equidade no uso do espaço público de circulação, vias e logradouros; melhoramento das calçadas; o melhoramento da qualidade do transporte coletivo; o estímulo às viagens a pé e estímulo ao uso de bicicletas.  O PlanMob também apresentou propostas de projetos urbanísticos para várias vias importantes, como as avenidas Marechal Castelo Branco, Joaquim Lopes de Faria e Jacob Lopes de Souza. Também focou em regiões distintas da cidade. O conjunto de bairros aqui citado forma um vetor de expansão de Viçosa, esquecido pelas autoridades, que precisa um bom ordenamento. Trata-se de um eixo com mais de 4 km de extensão. As vias que acompanham a linha férrea correm por um espaço largo, mas mal aproveitado, cheio de potencial para ser uma agradável e amistosa via para os moradores do bairro, com praças públicas, pistas de caminhada, ciclovias e, quem sabe, soluções mais ousadas.  

O PlanMob, já há quatro anos atrás, propôs as seguintes intervenções de médio e longo prazos para a região. São propostas muito factíveis. Propôs a implantação de calçadas nos trechos onde elas inexistem e a uniformização dos pisos das calçadas.  Deve-se garantir duas faixas de rolamento de, no mínimo, 3,00m (três metros) de largura cada uma, ao lado dos trilhos da linha férrea, que deve ter seus trilhos preservados a futura implantação de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). A ciclovia seguiria ao lado dos trilhos da linha férrea e há espaços com arborização urbana adequados para a implantação de praças. Para o sistema viário, deve-se manter o calçamento em blocos de concreto poliédricos (mais permeável). Deve ser feita a implantação de sinalizações horizontal e vertical, com vistas a garantir a segurança de pedestres e de veículos. Por fim, foi proposta a necessária correção dos problemas de drenagem superficial (caixas coletoras, bueiros e sarjetas) em diversos trechos ao longo das vias, onde a ausência de drenagem compromete a segurança do trânsito. 

Essas obras poderão melhorar as condições de toda a região e das áreas vizinhas, que naturalmente tendem a crescer em população. Eis mais uma oportunidade de uma significativa região de Viçosa, crescer de forma sustentável e digna, com a valorização das moradias, da qualidade de vida e da identidade local.    


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