29 agosto 2025

CAPES lança edital para estudantes estrangeiros

 


A CAPES publicou o edital de seleção de bolsistas para o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), uma ação coordenada com o Ministério das Relações Exteriores e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A iniciativa oferece oportunidades para que estudantes estrangeiros façam, de maneira parcial ou integral, seus cursos de mestrado ou doutorado no Brasil.

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV prevê 2 vagas para mestrado e duas para doutorado.

O início dos estudos nas modalidades mestrado e doutorado pleno no Brasil está previsto para o primeiro semestre do próximo ano. Já para a modalidade doutorado-sanduíche em agosto de 2026. O cronograma detalhado está no edital do PEC-PEG. 

https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-lanca-edital-para-estudantes-estrangeiros

https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/editais/04072025_Edital_2630513_SEI_2630221_Edital_n__12_2025.pdf

https://inscricao.capes.gov.br/

17 agosto 2025

INTERGERACIONALIDADE E ARQUITETURA

 Artigo publicado no jornal Folha da Mata, Viçosa-MG, 14 ago. 2025

Em coautoria com Luísa Heringer de Oliveira

O ser humano estabelece relações intergeracionais nos diversos ambientes em que transita ao longo de sua existência. Imediatamente após nascer, começamos a nos relacionar com outras pessoas que apoiam nossa existência. Ao longo da vida, formamos inúmeros vínculos com outras pessoas. Pensamos, por exemplo, em nossos pais, nos professores e em outros adultos, parentes ou não, com os quais convivemos em várias fases de nossa existência. Esse tipo de relação é o que chamamos de contato intergeracional, o qual é altamente necessário. Um aspecto amplamente debatido atualmente é como promover esse tipo de relação, especialmente entre pessoas idosas em nossas cidades. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um dos grandes desafios do envelhecimento é o isolamento social dos idosos, o qual está associado a diversos fatores, como o declínio da saúde física e mental, moradias inseguras, insalubres ou inacessíveis para pessoas com mobilidade reduzida e ambientes sociais inadequados. A promoção da socialização é, portanto, essencial para a criação de espaços de convívio. Ela contribui para a construção do senso de identidade, que está diretamente relacionado à conexão com o espaço físico e seu entorno. Nesse contexto, a intergeracionalidade afirma-se como uma ferramenta importante para a promoção do envelhecimento saudável nas diversas políticas voltadas ao idoso. Estudos recentes evidenciam os benefícios dos espaços intergeracionais projetados para fomentar a interação entre crianças, jovens e idosos. 

Há diversas formas de criar ambientes que possibilitem essa convivência, tais como espaços multiuso, lugares para oficinas de artes, locais de reunião e locais espontâneos de encontro que promovam empatia e fortaleçam o senso de comunidade entre gerações. A Política Nacional do Idoso (PNI) estabelece, como uma de suas diretrizes, a “viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso, que proporcionem sua integração às demais gerações”. A OMS também destaca a interdependência, a solidariedade e o apoio mútuo entre gerações como princípios do envelhecimento ativo, reconhecendo a importância dessas relações e incentivando o aprendizado intergeracional por meio de programas específicos. Além disso, ambientes intergeracionais valorizam a memória e a transmissão de saberes dos idosos para os mais jovens, garantindo a continuidade e a identidade cultural. Esses espaços são oportunidades de preservar relações humanas que, com o tempo, tendem a se enfraquecer, evitando o confinamento dos indivíduos ao convívio exclusivo com sua própria faixa etária. A formulação desses locais deve considerar o combate aos estigmas e preconceitos sobre o envelhecimento, ainda presentes na visão de parte da população mais jovem.

Os ambientes que possibilitam a intergeracionalidade são diversos, uma vez que o conceito envolve contatos entre gerações nos mais variados contextos. Entre eles, podemos citar os centros comunitários e os de convivência, que promovem programas e eventos de integração; além disso, espaços públicos, como praças, parques, centros culturais e templos religiosos, também podem desempenhar esse papel. Portanto, a criação de locais de relacionamento intergeracional deve considerar aspectos que atendam às necessidades específicas das diferentes faixas etárias envolvidas, além de incluir atividades que possam ser realizadas em conjunto, promovendo assim a integração social. Nossas cidades carecem desses espaços, e, por isso, é fundamental que sejam incorporados aos projetos e obras dos gestores públicos municipais.

12 agosto 2025

GALERIA MERCADO SALVADOR

 

A Galeria Mercado, equipamento cultural entregue pela Prefeitura de Salvador em janeiro de 2024, vem encantando os visitantes. 

O espaço, que funciona no subsolo do Mercado Modelo, no Comércio, propõe um mergulho na história de Salvador e de um dos mercados mais famosos do Brasil


A galeria de arte abriga obras como as esculturas de Exu, da série “Cabeças de Tempo” de Mário Cravo Jr., as obras em concreto de Rubem Valentim, da série “Templos de Oxalá”.


A instalação “Lágrimas”, de Vinícius S.A.. 

Fotos Ítalo Stephan, agosto de 2025.

Fonte:https://www.salvadordabahia.com/experiencias/galeria-mercado/

FELLOWSHIP PROGRAM - STUDY AT PPG.au/UFV

 

FELLOWSHIP PROGRAM - STUDY AT PPG.au/UFV:

Applications accepted from August 14 to September 29, 2025, until 5:00 p.m. (Brasília time)

Applications are free of charge and must be submitted directly on the program’s website by completing an application questionnaire and uploading the required documents, as detailed in the official call for applications: Edital nº 12/2025 - PEC-PG

PROGRAMA DE BECAS – ESTUDIA EN PPG.au/UFV:

Las inscripciones están abiertas desde el 14 de agosto hasta el 29 de septiembre de 2025, hasta las 17:00 horas (hora de Brasilia).

Las inscripciones son gratuitas y deben realizarse directamente en la página web del programa, completando un cuestionario de inscripción y subiendo los documentos requeridos, según se detalla en la convocatoria oficial:  Edital nº 12/2025 - PEC-PG. https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/editais/04072025_Edital_2630513_SEI_2630221_Edital_n__12_2025.pdf 

04 agosto 2025

SALVADOR: Catedral Basílica do Santíssimo Salvador.

Catedral Basílica do Santíssimo Salvador. A primeira basílica do Brasil. Sua pedra fundamental foi lançada em 1657, sendo inaugurada e consagrada em 1672.

 Vista do altar.  A Basílica foi reaberta ao público no dia 14 de setembro de 2018, depois de 23 anos e 8 meses obras de restauro.

Altares laterais. Restauração belíssima. A Basílica foi tombada pelo Iphan em 25 de maio de 1938.

Sacristia. Azulejos, ladrilhos, belíssimo forro. Ostentação.

Subsolo com cripts.

Azulejaria.

Fotos Ítalo Stephan, julho de 2025.
Fontes: https://pelourinhodiaenoite.salvador.ba.gov.br/catedral-basilica-de-salvador/

02 agosto 2025

SOLAR DO UNHÃO, SALVADOR - OBRA DE LINA BO BARDI

Vista geral. Solar do Unhão é um sítio histórico do século XVIII, às margens da Baía de Todos os Santos em Salvador, integrado pelo Solar, a Capela de Nossa Senhora da Conceição, um cais privativo, aqueduto, chafariz, senzala e um alambique com tanque.

Visão geral da capela e do Solar. O conjunto foi tombado pelo então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na década de 1940.

Maquete do conjunto. Inaugurado em 1969, após um trabalho de restauração com projeto da arquiteta Lina Bo Bardi.

Salão principal com uma belíssima exposição da artista baiana Goya Lopes.

Oficina.

Salão de Exposições. Sutileza da intervenção de Lina Bo Bardi: manter o existente, seixos encravados no piso em cimentado. 

Fotos Ítalo Stephan, agosto de 2025. 
Fonte: https://pelourinhodiaenoite.salvador.ba.gov.br/solar-do-unhao/

01 agosto 2025

SALVADOR - DESAFIO GIGANTESCO DA PRESERVAÇÃO

Centro Histórico de Salvador,  Patrimônio Mundial, dentro da área dos cartões postais.

Centro Histórico de Salvador, fora dos cartões postais. 

Requalificação da região em andamento, ao lado do Mercado Modelo.

Centro histórico de Salvador, fora dos cartões postais. 
Acervo de cerca de 9 mil  de imóveis a serem preservados.

Fotos Ítalo Stephan, julho de 2025