sexta-feira, 30 de abril de 2010

Vila Gianetti: a bola da vez do patrimônio

É forte, na UFV, o movimento para acabar com a Vila Gianetti. Há muitos dirigentes e simpatizantes (da idéia) que pensam que é melhor botar quase todas as 56 casas abaixo para deixar terrenos livres para construções mais modernas. É fácil passar um trator por cima da história. É triste ver que mesmo dentro da Academia, falta o reconhecimento do valor da história, da cultura e da arquitetura de um local único no Brasil.

A intenção é absurda: deixar umas casinhas para que os estudantes de Arquitetura e Urbanismo saibam que uma vez houve um conjunto de casas modernistas no Campus. Com o resto da nobre área, ocupar com novos prédios.

Não se deve querer destruir um patrimônio em que não são apenas as casas os elementos essenciais. É ignorar todo um conjunto urbano histórico e de qualidade que não se repetiu a não ser, talvez, como inspirador para o conjunto habitacional do Acamari.

Substituir belas casas por prédios modernos de boa qualidade arquitetônica? É isso que temos visto nesses últimos anos no Campus? Passar por cima da história? Repetir o que se quer fazer em toda a cidade que tem um patrimônio cultural?

Não há argumentos fortes em querer derrubar casas porque ocupam espaço nobre, que o próprio conjunto criou? Acabar com as casas porque a manutenção é cara? Quando é que houve manutenção de verdade? Será que são os únicos prédios que exigem manutenção? A praticidade pode sobrepujar a cultura?

É esse o desejo da Academia? Com certeza é de apenas uma parte desinformada.

Cabe aqui reiterar que sou contra a destruição do patrimônio histórico sexagenário, belo, original e único da Vila Gianetti. Gostaria de saber se estou só, num meio onde há Arquitetos e Urbanistas, Historiadores, Geógrafos, Sociólogos, Artistas, Educadores, Ambientalistas, Economistas Domésticos, Jornalistas e amantes da cultura e da história.

6 comentários:

  1. Lamentável! Extremamente lamentável...

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com o professor. A universidade deveria ser um exemplo para a sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Viçosa não pode perder mais esse patrimônio...já não basta o que houve com as casas do balaústre

    ResponderExcluir
  4. Para que fazer terra arrasada na Vila Gianetti?...não seria mais conveniente tomar algumas daquelas fazendinhas na Avenida da Agronomia? Qual o sentido de um sítio experimental ficar na beira de uma avenida? Esse sim poderia ir para um desses cantôes do Campus - já que ouvi dizer que temos o segundo maior campus do Brasil em extensão territorial - e deixar essa área nobre no coração do campus para os modernosos edifícios...e o melhor dessa proposta é que nem haverá custos com demolições, já que lá só tem pezinhos de feijão, milho, café... essa história é um absurdo...

    ResponderExcluir
  5. Italo, voce está apoiadíssimo! não quero acreditar que, pelo menos da parte de nós arquitetos, alguem descorde de voce. espero que todos os nossos colegas tenham consciencia da importancia do patrimonio historico e do nosso dever em protegê-lo.

    ResponderExcluir
  6. Felizmente (ou infelizmente por demonstrarem falta de domínio de informação básica), os dirigentes e os simpatizantes da ideia de "botar a baixo" toda a Vila Gianetti parecem não terem lido o documento principal que rege esse assunto na UFV, o Plano de Desenvolvimento Físico e Ambiental do Campus UFV - Viçosa (PDFA).

    CAPÍTULO 2
    DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS E DOS OBJETIVOS GERAIS DO PDFA
    [...]
    II. a Vila Giannetti representa um importante patrimônio histórico, arquitetônico e urbanístico, que deve ser valorizado e preservado;
    [...]
    VIII. a liberdade arquitetônica formal deve ser mantida, permitindo-se que os edifícios representem a diversidade dos movimentos e correntes arquitetônicas ao longo dos tempos, respeitando-se o patrimônio histórico existente;"

    ResponderExcluir