segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Viçosa 2009

O ano de 2009 em Viçosa foi o de preparação (ou melhor, falta de) para que nos próximos anos tenhamos agravados os problemas de trânsito e de desabamentos de terra.
Houve a consolidaçao do fenômeno do excessivo adensamento na área urbana - o metro quadrado de terreno atinge a valores das capitais - ao mesmo tempo ampliou-se sem maiores discussões o perímetro urbano apenas para atender aos interesses imobiliários. Foram demolidas várias casas no Centro, para darem lugar a prédios com muitos apartamentos. O município não tem dinheiro para comprar terrenos para instalar prédios públicos.
O COMPLAN passou mais um ano sem atuar.
O Codema deixou passar muita coisa que poderá ter conseqüências ruins ao meio ambiente.
O Plano Diretor ficou mais um ano encalhado na Câmara Municipal.
Os barrancos da avenida Marechal Castelo Branco continuaram lá, ameaçando desabar.
A linha férrea continuou sem prestar uma verdadeira função social, ao servir apenas como estacionamento gratuito.
A cidade ficou mais feia.
A cidade continuou suja, esburacada e escura.
As ruas continuaram intransitáveis pelas pessoas com alguns tipo de deficiência física.
A praça pública entre os dois prédios do condomínio Carandiru continuou fechada e inacessível.
O Colégio de Viçosa continuou mal cuidado e cheio de gambiarras.
O Centro Educacional continuou a se deteriorar sem sequer ter sido usado.
Prepara-se para jogar pessoas de baixa renda em um conjunto habitacional longe de tudo (Coelha), sem infraestrutura, em casas mínimas.
De bom, rolou alguns recursos para a Cultura, O SAAE vai assumir a coleta e disposição do lixo e tivemos as discussões públicas do Plano de Saneamento Básico, que ainda não está pronto. Só.

Um comentário:

  1. Professor Ítalo,
    Seus comentários são verdadeiros, mas temos no meio de tantas coisas indesejáveis, bons projetos e que foram executados. Conseguimos uma Creche do Gov. Federal para o Bairro Nova Viçosa, com capacidade para 280 crianças, projeto encaminhado para execução em 2010. Em abril de 2009, assinamos o termo de adesão do município com a CEF, para o programa Minha Casa, Minha Vida, também do Gov. Federal e conseguimos cadastrar o projeto ainda em 2009. São 132 casas para famílias que ganham entre 0(zero) e 3 salários mínimos. Com esse projeto serão movimentados em Viçosa, em 2010, R$ 5.015.809,46 e o mais importante para todos nós é poder dar a essas famílias a dignidade de ter a casa própria.
    A transferencia do Departamento de Limpeza Urbana para o SAAE, considero também uma grande conquista, o que muito em breve poderemos perceber o bem que fará para Viçosa.
    Várias outras conquistas tivemos: a adesão e já em funcionamento do Pró Jovem Urbano, programa do Gov. Federal que dá oportunidade aos jovens que não tiveram em seu tempo devido, a preparação na vida escolar e proissional,hoje já sonham com um futuro mais promissor. A construção da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, que há muitos anos funcionou em precárioas condições, hoje se encontra em sede totalmente dígna de receber professores e alunos. Com toda a dificuldade da Crise Mundial, que afetou também nosso país, conseguimos cumprir com todos os pagamentos, seja de funcionários ou de terceiros. Tenho certeza que muitas outras obras e projetos foram realizados, apenas me lembro momentaneamente de alguns para não ficar apenas com as mazelas do ano de 2009. Te admiro muito e tenho certeza que podemos sempre contar com seu apoio, que muito já nos ajudou e tenho certeza, ajudará quando necessário, essa nossa querida cidade de Viçosa.

    ResponderExcluir