Uma rua (?) em Viçosa. Sem acessibilidade, sem largura mínima, sem calçadas acessíveis, sem ventilação, sem pavimentação adequada, sem afastamentos, sem saúde, com espaço público invadido por materiais de construção e varandas. Bom que alguns vizinhos nem precisam assinar Sky! Foto Ítalo Stephan, 2010.
Encaminhei ao Ministério Público de Minas Gerais denúncia - 18659122010-6 - sobre a falta de empenho da administração municipal (a anterior e a atual) no sentido de reativar o Conselho Municipal de Planejamento - COMPLAN.
O Conselho Municipal de Planejamento (COMPLAN) é o órgão superior de assessoramento e de consulta, com funções fiscalizadoras e deliberativas no âmbito de sua atribuição.
Cabe ao Poder Executivo garantir as condições para o pleno funcionamento do COMPLAN.
São atribuições do COMPLAN:
São atribuições do COMPLAN:
- monitorar, fiscalizar e avaliar a implementação do Plano Diretor Participativo e da legislação urbanística;
- propor, analisar e emitir parecer sobre alterações do Plano Diretor Participativo e da legislação urbanística;
- opinar sobre a compatibilidade das propostas de programas e projetos contidos nos Planos Plurianuais, na Lei de Diretrizes Orçamentárias e nos orçamentos anuais com as diretrizes do Plano Diretor e da legislação urbanística
- opinar sobre casos não previstos no Plano Diretor Participativo e na legislação urbanística ;
- auxiliar o Executivo Municipal na ação fiscalizadora de observância das normas contidas na legislação urbanística e de proteção ambiental;
- receber sugestões da população nas questões afetas ao Plano Diretor Participativo à legislação municipal correlata, dando-lhes o devido encaminhamento.
O COMPLAN está inativo há mais de três anos. O motivo é simples: político. Neste período, muitas coisas erradas foram aprovadas em Viçosa sem que houvesse um mínimo de discussão e compensação benéfica para o bem público. As consequencias serão graves para o que já foi feito em desacordo com o Plano Diretor e com o bom planejamento.
Cidadãos, prestem atenção com a forma com que Viçosa cresce. Tem muita coisa errada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário