sábado, 5 de maio de 2012

Assembléia Popular em Viçosa

Uma grande mobilização terminou na realização de uma assembléia popular, hoje de manhã, na Câmara Municipal de Viçosa.

Foi uma manifestação da população sobre sua rejeição ao minerioduto em vias de ser construido passando pelo município de Viçosa, o que causará sérios danos à bacia do ribeirão São Bartolomeu.

O minerioduto foi considerado de utilidade pública pelo governo do Estado de Minas, mas é uma obra destruidora do ambiente.
A sofrida bacia do São Bartolomeu, que já não dá conta da demanda, sofrerá mais ainda. Nosso futuro está comprometido. É preciso cobrar mudanças de traçado e investir na APA do São Bartolomeu, dentre outras coisas. O prefeito e os legisladores parecem não se dar conta das graves consequências nem cobram por medidas verdadeiramente mitigadoras.
O duto cortará o município, portanto é de interesse de quem o administra e que sobre ele legisla.
Parece que o minerioduto não lhes diz respeito.
Com a participação da população podemos alimentar alguma esperança.

Parabéns aos organizadores do evento.

Um comentário:

  1. Vejo como definitiva a passagem do mineroduto pelo território viçosense ( e de outras comunas).
    O que deve ser feito é procurar o traçado que minimize as interferências predatórias sobre as nascentes do e para o ribeirão São Bartolomeu.
    Se o que estamos defendendo é o nosso ribeirão e tudo o mais que nele se integra, necessário um levantamento do impácto que o mineroduto ocasionará, os prejuízos advindos de sua passagem pelo nosso território, para que possamos cobrar pelos prejuízos apurados.
    Técnicamente, iisto é possivel de ser quantificado.
    Um das medidas mitigadoras seria, assim, naturalmente exigida, qual seja a de trazer, de onde for possível, água para a nossa bacia de captação ou para nossos reservatórios. Exemplos: a) Construção de mais 2 ou 3 ETAs com suas redes de interligação com o sistema atual; b) construção de aquaduto(s) para abastecimento dos ETAs existentes e de tal sorte que Viçosa não se preocuparia com água potável para os próximos 100 anos.
    FMachado

    ResponderExcluir