domingo, 23 de junho de 2013

Não participe!

Artigo publicado no jornal Tribuna Livre de Viçosa, em 18 de junho de 2013, escrito após a realização da V Conferência da Cidade de Viçosa,  onde muito pouca gente participou. O gigante acordou depois, e ainda está meio tonto.


Eu sou um conhecido construtor da cidade. Ouvi falar dessas tais reuniões públicas. Esses chatos ficam discutindo só bobagens só para atrapalhar meus negócios. Para que ir falar sobre os problemas da cidade, se eu não tenho nada com isso. Crio muitos empregos, movimento a economia, já faço a minha parte. Consigo as coisas da minha maneira. Deixa eles discutirem à vontade.

Eu faço parte da administração da minha universidade. Mas ir a esse negócio de discutir, planejar ou melhorar a cidade, criar oportunidades para a cidade, é importante sim, mas ainda tenho duas reuniões, uns processos para olhar, trabalhos para corrigir. O cargo exige demais de mim, mal dou conta das minhas tarefas. Arranjo uma desculpa e mando alguém no meu lugar.

Eu sou um político importante, um peixe grande, mas quero ir ainda mais longe. Faço parte das decisões ou deixo isso para meus amigos. Esses "filósofos", metidos à besta só enchem minha paciência. Seminário, Conferência, Reunião Pública sobre a cidade, só deixo acontecer porque sou obrigado. Vou lá, participo da abertura do evento. Se possível, saio na foto para os jornais, me mando e vou assar uma carninha com meus correligionários, porque eu sou filho de Deus!

Eu sou um cidadão comum. Trabalhei a semana toda. Estou muito cansado. Ouvi falar da reunião. Sei que é importante, mas não sei o que dizer. Reunião têm muitas, mas, melhorias, eu não vejo. Até pensei em ir, mas deixo as decisões para quem for, acho que eles são mais capacitados. Ainda tenho de ir de ônibus. E se acabar tarde? Como vou voltar? Está frio e parece que vai chover. Preciso só relaxar um pouco. Ôba, já vai começar a novela!

Eu sou estudante universitário. Agora estou morando na cidade, mas vou embora para longe em poucos anos, se Deus quiser! Eu não entendo de política e, ainda por cima, o assunto não tem a ver com a minha formação. Conferência da Cidade? Orçamento Participativo? Audiência Pública? Mas, e se eu fosse?... Vou ver onde é... Vou curtir a postagem. É, não vai dar...  Alô! ... Diga aí, véio ... Onde é o aquecimento da festa? ... Estou indo!

Eu sou um cara resolvido. Passo longe dessas coisas. Fico quieto no meu canto, tudo o que eu não quero é ser lembrado nessas horas. Tenho meus próprios esquemas e me dou muito bem. Eu tenho minha casa confortável, um sítiozinho, dois apartamentos, mais um na praia. Uns dólares aqui e outros acolá. Eu tenho meus automóveis, viajo para onde e quando eu quero. A única coisa que eu tenho a reclamar é sobre o trânsito.  Meio ambiente? É coisa de ecochato.  Patrimônio Histórico? Acho que deviam passar o trator em tudo velho e construir prédios modernos! Saneamento? Desde que o caminhão leve o meu lixo bem pra longe!  Do resto, Deus cuida! Eu vou ficar em casa. Quem quiser, que vá! Vai um uisquinho 18 anos aí?

Um comentário:

  1. Plano de Mobilidade Urbana de Viçosa - Mais uma oportunidade de não participar!

    ResponderExcluir