26 junho 2014

Para melhorar Viçosa, MG

Importante documento. Uma peça crítica que aponta caminhos.

RELATÓRIO DE PESQUISA DE OPINIÃO

Em pesquisa de opinião realizada, entre 13/06 a 18/06, pelos estudantes do curso de mestrado Acadêmico em Administração (ênfase em Administração Pública – turma 2014- 2016) da Universidade Federal de Viçosa, foram entrevistados, aleatoriamente, 100 moradores pertencentes a 26 bairros da cidade de Viçosa-MG. Este estudo foi supervisionado pelo Professor Edson Arlindo Silva no decorrer das aulas da disciplina Fundamentos da Administração Pública.


As entrevistas ocorreram em diversos pontos da cidade, como, a Feira Livre, Calçadão, Pontos de Ônibus e na UFV. O intuito da pesquisa foi identificar a percepção da população sobre os principais problemas do Município e, também, apresentar proposições de sugestões aos gestores públicos, bem como, indicar ações que estariam dispostas a fazer para solucionar tais problemas apontados.


Com relação aos problemas percebidos pela população, 30% apontaram a saúde, destacando a ausência de profissionais, estrutura dos postos de atendimento e falta de medicamentos; 23,8% assinalaram a segurança, enfatizando a violência e a criminalidade; 20% mencionaram a infraestrutura urbana no que diz respeito à limpeza, asfaltamento, saneamento e calçamento; e, 13,9% estavam insatisfeitos com a mobilidade urbana, enfatizando aspectos relacionados ao trânsito e transporte público. Os demais problemas apontados – educação, desemprego e ineficiência da administração municipal – somaram 12,3%.


Quando indagados sobre a proposta de sugestão aos dirigentes municipais, os entrevistados recomendaram ao prefeito maior investimento na resolução dos problemas supracitados, bem como a contratação de mais profissionais e a promoção da abertura e diálogo entre a sociedade civil e o poder público. Aos vereadores, adicionam-se as recomendações de apoiar e fiscalizar o Executivo local, além da elaboração de projetos nas áreas criticadas.


Apontados os problemas e as sugestões aos dirigentes, o entrevistado foi indagado acerca do que estaria disposto a fazer para contribuir com a resolução das questões indicadas.


Falta de tempo e informação, comodidade, transferência das responsabilidades à Administração Pública e desconfiança na gestão foram elementos recorrentes nas falas dos entrevistados. Por outro lado, notou-se a motivação em participar de audiências públicas, assembleias, associações de bairros e a prática de ações voluntárias em prol da sociedade. 


As impressões gerais desta pesquisa apontam que as necessidades são latentes e percebíveis. O cidadão reconhece a responsabilidade dos dirigentes municipais, mas não se vê como protagonista na resolução dos problemas por eles indicados. 


Pesquisas dessa natureza demonstram a importância de consultar a população para saber seus anseios e carências na tentativa de envolvê-los com a Administração Pública. Ressalta-se que a reflexão gerada no cidadão abre possibilidades para que possam reclamar seus direitos e repensar seus deveres.

Viçosa/MG, 24 de junho de 2014.

Mestrandos em Administração – Turma 2014-2016 – Universidade Federal de Viçosa

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