sábado, 24 de junho de 2017

NÃO ESQUECEMOS!


Na  quinta-feira dia 5 de novembro de 2015, duas barragens da mineradora Samarco se romperam na cidade de Mariana (MG). Foi início da maior tragédia  ambiental do Brasil, que destruiu o Rio Doce, varreu povoados (como Bento Rodrigues e Gesteira), partes de cidades (como Barra Longa),  matou pessoas, comprometeu o abastecimento de água de centenas de milhares de habitantes das cidades ribeirinhas; assoreou barragens; destruiu flora, fauna, plantações; acabou com o sustento de pescadores e agricultores; espantou milhares de turistas.

Quase 20 meses depois, os prejuízos ambientais, morais, culturais e econômicos são enormes. Os causadores não pagaram as multas. Criaram uma Fundação - Renova - para resolver problemas dos afetados, mas isso resultou em mais problemas, com os calotes milionários dados àqueles que se estruturaram para prestar serviços e agora estão prestes a falir. .

A reparação ambiental é lenta.

Uma vergonha nacional, um vexame para o mundo.

Bento Rodrigues tinha duas relíquias do século 18: a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e a Igreja de São Bento. Essa última foi toda levada pela lama de rejeitos.

O novo Bento Rodrigues ainda não saiu do papel, enquanto  no papel começa a ser desenhado um projeto de tornar as ruínas do antigo povoado em um monumento, um memorial da tragédia, estabilizando as ruínas, para deixar testemunho da incompetência e negligência humana.

Não nos esquecemos!

Foto:
http://noblat.oglobo.globo.com/geral/noticia/2016/07/preparando-se-para-o-pior.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário