quinta-feira, 27 de julho de 2017

PARIS - Museu d'Orsay

O edifício, que atualmente abriga o museu, foi originalmente uma estação ferroviária, a Gare de Orsay, construída para o Caminho de ferro de Paris a Orleães, no local onde se erguera até 1871 um antigo palácio administrativo, o Palais d'Orsay. Foi inaugurado em 1898, a tempo da Exposição Universal de 1900. O projeto foi do arquiteto Victour Laloux.

Em 1939, deixou de ser o terminal  devido ao comprimento reduzido do cais, passando a ser apenas uma estação da rede suburbana de estrada de ferro; e  durante a Segunda Guerra Mundial serviu de prédio de correios. A estação foi fechada em de Janeiro de 1973.

Em 1977, o Governo francês decidiu transformar o espaço num museu. Foi inaugurado pelo presidente  François Mitterrand, em Dezembro de 1986. 

Os arquitectos Renaud Bardon, Pierre Colboc e Jean-Paul Philippon foram os responsáveis pela adaptação da estação. Um projeto de excepcional qualidade.

As intervenções respeitam a estrutura  da edificação, com divisórias  em aço e granito. Intervenções visivelmente distintas mas totalmente integradas.

Os restaurantes são uma mistura do tradicional com o moderno.

O museu abriga obras como ambientes de casas Art Nouveu e quadros dos principais artistas como Van Gogh, Monet, Manet, Pisarro, Cézanne, Sisley, Tolouse Lautrec.

 Fotos Ítalo Stephan, Julho de 2017
Texto base: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário