O edifício, que atualmente abriga o museu, foi originalmente uma estação ferroviária, a Gare de Orsay, construída para o Caminho de ferro de Paris a Orleães, no local onde se erguera até 1871 um antigo palácio administrativo, o Palais d'Orsay. Foi inaugurado em 1898, a tempo da Exposição Universal de 1900. O projeto foi do arquiteto Victour Laloux.
Em 1939, deixou de ser o terminal devido ao comprimento reduzido do cais, passando a ser apenas uma estação da rede suburbana de estrada de ferro; e durante a Segunda Guerra Mundial serviu de prédio de correios. A estação foi fechada em de Janeiro de 1973.
Em 1977, o Governo francês decidiu transformar o espaço num museu. Foi inaugurado pelo presidente François Mitterrand, em Dezembro de 1986.
Os arquitectos Renaud Bardon, Pierre Colboc e Jean-Paul Philippon foram os responsáveis pela adaptação da estação. Um projeto de excepcional qualidade.
As intervenções respeitam a estrutura da edificação, com divisórias em aço e granito. Intervenções visivelmente distintas mas totalmente integradas.
Os restaurantes são uma mistura do tradicional com o moderno.
O museu abriga obras como ambientes de casas Art Nouveu e quadros dos principais artistas como Van Gogh, Monet, Manet, Pisarro, Cézanne, Sisley, Tolouse Lautrec.
Fotos Ítalo Stephan, Julho de 2017
Texto base: Wikipédia
Texto base: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário