21 julho 2019

A PRAÇA RENOVADA


Artigo publicado no jornal Folha da Mata, Viçosa-MG, em 18/07/2019

Viçosa ganhou, em junho de 2019, uma nova versão da Praça Silviano Brandão, quase trinta anos depois da última reforma. Em alguns meses, a praça foi repaginada, ganhou um novo desenho, com novos equipamentos e pavimentações. Ficou mais bonita. Ficou mais atraente e isso agradou a muita gente, principalmente as crianças.

É bom lembrar que uma praça tem várias funções. Uma delas é a função social, pois as praças oferecem oportunidades para quem quer relaxar, marcar um encontro ou se reunir para um protesto, para uma apresentação de capoeira. Seus espaços devem permitir mostras de artesanato, apresentações musicais etc. As praças funcionam como um local de trocas de ideias. Elas têm a função estética, pois devem ser capazes de criar a diversificação da paisagem construída e contribuir para o embelezamento da cidade. Favorecem a observação da arquitetura, às vezes do patrimônio histórico em seu entorno.  Como lugar público, devem ser agradáveis para que as pessoas queiram  nelas permanecer por bastante tempo e possam apreciar as paisagens e o fluxo de pessoas que a cidade oferece. Devem contar com um mobiliário urbano, como bancos e lixeiras, que convidem e fomentem a interação entre as pessoas. Devem ter um bom projeto de arborização. Elas devem possibilitar experiências sensoriais agradáveis. Propiciam bem estar psicológico, desde que estejam sempre bem conservadas. Têm a função educativa, pois devem funcionar como um local propício para atividades com esse fim. Têm um papel de refúgio para as pessoas. Devem oferecer segurança, com boa iluminação noturna e com poucos obstáculos visuais.

A nova praça Silviano Brandão recebeu, aparentemente, um padrão de qualidade de construção muito bom. Recebeu um parquinho, que vive lotado, que agradou aos pais e as crianças.  Recebeu uma fonte moderna, que agradou aos transeuntes. Teve o desenho dos seus jardins refeito, de forma a valorizar a estátua do Presidente Arthur Bernardes e não mais esconder a Casa Arthur Bernardes.  O paisagismo trouxe muitos canteiros com flores coloridas que a deixaram mais bonita. O novo mobiliário trouxe mesas de jogos, garantiu muitos novos bancos, espalhados por toda a praça, em locais sombreados ou ensolarados.

A população merece uma praça bonita, bem cuidada, acessível a todos, pois está no Centro, no coração da cidade. É o local de bate-papos, de passatempos, de namoros e de ócio. A praça é o cartão de visitas de Viçosa e precisa estar sempre em ótimas condições de uso. O tempo vai dizer se a qualidade da obra é boa. A manutenção da praça sempre será necessária para manter alta a auto-estima da população.  Ao mesmo tempo, a população precisará corresponder, fazer sua parte, de forma a respeitá-la, a usá-la com civilidade e mantê-la livre de depredações. Nos bairros há várias praças que necessitam cuidados e melhorias. Viçosa carece também de outras praças, pois bairros muito populosos, como o Bom Jesus e o Santo Antônio, não possuem nenhuma. Isso é uma política pública a ser pensada, a ser desenvolvida, para que os espaços de lazer e de recreação cheguem a muito mais pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário