sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

VIÇOSA TURÍSTICA

 VIÇOSA TURÍSTICA

Aparentemente, Viçosa não é uma cidade turística, mas bastou observar o que aqui aconteceu nas últimas semanas para contrariar essa ideia. Viçosa se mostra extremamente receptiva, animada, pulsante. Não há marasmo nesta cidade. Não há uma estimativa de quantas pessoas vêm a Viçosa em um ano sem pandemia, gostaria de saber, mas chuto, com chance de estar subestimando, algo na casa das 100.000.

Para perceber como Viçosa recebe gente, é só lembrar que tivemos, a cada fim de semana, desde novembro, milhares de visitantes para os Bailes de Ex-alunos, o ENEM, o vestibular do Coluni, as festas Nico Loco e Mais louco que o Batman, festival de gastronomia, Festival de Jazz, as festas de formaturas do Coluni, das faculdades particulares, churrascos, missas, celebrações etc. Era só passear pelo centro da cidade e ver o enorme movimento de pessoas, caminhando, frequentando bares e restaurantes, fazendo compras (o doce de leite é o principal alvo), utilizando-se dos serviços de salões de cabeleireiras, buffets, cozinheiros, maquiadoras, manicures, costureiras, fotógrafos, garçons, recepcionistas, seguranças, decoradores, motoristas de vans, de táxis, de aplicativos e entregadores.  Floriculturas, gráficas, lavanderias, padarias e lojas de presentes faturam bastante. Em novembro, hotéis estiveram lotados, estacionamentos e postos de combustíveis também arrecadaram. Vários locais de festa e sítios, no entorno da cidade, foram alugados para comemorações de grupos de ex-alunos.  

Podemos acrescentar que, durante o ano, há outras festas de formatura, dezenas de cursos e eventos na UFV e na Univiçosa, excursões escolares para visitar os museus no Campus, a Semana do Fazendeiro, a feira das profissões, festas e encontros religiosos como o Seara, festivais de rock, shows de artistas, com muita gente movimentando a economia da cidade. Pais e parentes vêm procurar moradia e comprar móveis para seus filhos estudantes - no ensino médio, nos cursos preparatórios, no ensino superior-, e muitos os visitam esporadicamente. Esses eventos geram e mantém empregos em vários setores, desde serviços gerais até a construção civil. Aqui é local de visitas de muitos amigos. É claro que há alguns problemas, excessos que geram conflitos, como aglomerações incômodas, barulho e muito lixo nas ruas. Eventualmente, os serviços de saúde ficam sobrecarregados, o consumo de água e a produção de lixo aumentam significativamente. Não dá para impedir as comemorações, os afloramentos dos hormônios, os desejos de encontros das galeras e das tribos. 

O calendário de eventos em Viçosa é rico e benéfico para a economia local e para a imagem da cidade, essa conhecida mesmo em lugares muito distantes. É, sem dúvida, uma cidade turística, muito atrativa, mas nem tanto atraente, com exceção do Campus mais bonito do Brasil. Quem aqui vem leva uma boa impressão, mas há ainda o que melhorar. Alguns ajustes para essa convivência são necessários, como a discussão entre a administração municipal, a UFV, as faculdades particulares e a comunidade, sobre as oportunidades que essa atratividade propicia, sobre a preparação para tantos eventos e sobre as necessidades de melhorar, de criar espaços e atividades para as dezenas de milhares de visitantes, assim como para os milhares de jovens que habitam Viçosa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário