28 agosto 2023

CONCURSO PARA PROFESSOR EFETIVO - PROJETO ARQUITETÔNICO E TECNOLOGIA

 

Classe: Professor Classe A – com denominação Adjunto A (Edital de Concurso Público nº 63/2023)

Área/Subárea: Projeto e Tecnologia.

Titulação exigida: Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo ou áreas afins.

Inscrição: até 21 de setembro de 2023 (www2.gps.ufv.br/gps-web/editais/634/).

https://www2.gps.ufv.br/gps-web/editais/634/


24 agosto 2023

LIVRO RECOMENDADO

Se a cidade fosse nossa, se a cidade fosse negra,, se a cidade fosse mulher...

Joice Berth, arquiteta e urbanista, é uma das ativistas antirracistas de maior destaque no Brasil. Lançou seu primeiro livro sobre direito à cidade. Livro importante, necessário.

"Joice Berth propõe alternativas aos municípios brasileiros do século 21, para que possam se transformar em espaços de sinergia de saberes, congregação dos diversos modos de vida e de oportunidade de uma existência melhor para todos, sem distinção de gênero, raça, classe e orientação sexual."

https://www.amazon.com.br/cidade-fosse-nossa-Joice-Berth/dp/6555480211

19 agosto 2023

ESTAÇÃO MALTRATADA

Viçosa, MG. Deploráveis as condições da Estação Cultural Hervê Cordovil. 

Pichações , fios soltos, jardim mal cuidado.´

A estátua de Hervê Cordovil, guardada para ser protegida, divide espaços com mesas e cadeiras velhas, baldes, entulhos.

A sala de aula guarda até banheiro químico.
 
Vidros quebrados substituídos por papel, fechaduras quebradas substituídas por corrente e cadeado, madeira das portas apodrecendo. 
O auditório está ainda pior: forro caindo, cadeiras sem condições de uso, mofo, péssima iluminação
Nem o Ministério do Trabalho, nem a Prefeitura cuidam do espaço tombado.
Prefeito, vamos dar um jeito nisso!?

Fotos Ítalo Stephan, 2023

13 agosto 2023

CADÊ O COMPUR?

 


CADÊ O COMPUR?

Artigo publicado no jornal Folha da Mata, Viçosa, em 10 de agosto de 2023.

O Plano Diretor de Viçosa, aprovado em 15 de maio de 2023, recriou o Conselho de Planejamento Urbano (Complan), desta vez com o nome de Conselho Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano-Rural (Compur).  Será a segunda tentativa de colocar em prática algo que, infelizmente, nunca aconteceu, considerando a sua importância para o desenvolvimento da política territorial de Viçosa.  As competências e a composição do Compur serão basicamente as mesmas propostas há vinte e três anos. Há 23 anos Viçosa tinha doze mil habitantes e alguns milhares de estudantes a menos. Isso corresponde a uma população inteira de Teixeiras, ou mais que a de Cajuri e Coimbra somadas. Com esse acréscimo populacional significativo os problemas do processo de urbanização ampliaram-se, com o espraiamento da malha urbana gerando graves impactos no ambiente, o agravamento das questões como a produção de água, a falta de solução para o tratamento de esgotos, a qualidade de moradia, a acessibilidade e o trânsito. O Complan teria ajudado bastante nas gestões passadas.

O Compur será um órgão colegiado de natureza normativa, deliberativa e consultiva, que terá por finalidade estudar e propor diretrizes para a formulação e implementação da Política Urbana de Viçosa, bem como acompanhar e avaliar sua execução, conforme dispõe a Lei Federal nº 10.257/2001 (Estatuto da Cidade). São algumas das competências, além de coordenar, acompanhar e avaliar a implementação do Plano Diretor e da legislação urbanística que o complementa: analisar, propor, aprovar e emitir pareceres sobre eventuais alterações do Plano Diretor; acompanhar a execução da política de desenvolvimento urbano do Município de Viçosa; debater e elaborar propostas de projetos de lei de interesse urbanístico e regulamentações necessárias. Também caberá ao Conselho discutir e encaminhar soluções sobre as omissões e contradições da legislação urbanística municipal, bem como analisar as propostas de alteração da legislação urbanística.   

O Conselho Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Rural será composto por 14 membros. Será respeitada a composição paritária entre representantes do Poder Público e a sociedade civil.  O Compur será formado por representantes do Poder Público (secretários municipais, Defesa Civil, órgão de trânsito e dois vereadores) e sociedade civil (arquiteto e urbanista, com atuação em planejamento territorial urbano; advogado com atuação na área de direito urbanístico; pessoa indicada por associação civil representativa dos moradores de bairros, pessoa indicada pelo setor empresarial). 

Segundo o Plano Diretor, o órgão responsável pelo planejamento territorial do Município de Viçosa – atualmente o Geoplam - deverá prestar o apoio técnico e administrativo necessário ao funcionamento do Compur. Os prazos para início de instalação do Compur já estão correndo, pois o Plano, aprovado em 15 de maio último, começou a valer em 15 de junho e previu o início da instalação desse conselho no prazo de trinta dias, devendo ser finalizado no prazo de noventa dias da vigência do Plano Diretor. Enfim, as regras estão aprovadas e o prazo está correndo. Vamos, mais uma vez, cobrar a instalação e o funcionamento do Compur, pois a história nos conta que a sua instalação e principalmente a permanência do Conselho dessa importância não é um processo simples, exige vontade política, interesse para o bem comum e continuidade para produzir os resultados esperados. O extinto Complan nasceu morto, e o destino do Compur enfrentará os mesmos desafios para persistir. Depende da nossa vigilância e cobrança. 


08 agosto 2023

Oppenheimer

 


Oppenheimer - filme de 2023 - filme bem feito, história densa para refletir sobre a ciência, a moral e ética. Necessário. Imperdível.

03 agosto 2023

VILLA FERREIRA LAGE

Juiz de Fora, Museu Mariano Procópio, Villa Ferreira Lage

Inaugurado em 1861, 

Passarela de ligação entre a vila e o pavilhão do Museu

Interior restaurado. Sala de chá.

Interior restaurado, sala de música com acústica perfeita.

Interior restaurado, sala de jantar

Interior restaurado, cozinha, no porão.

Interior restaurado, corredor no porão.

Fotos Italo Stephan, julho 2023. 

02 agosto 2023

BICHINHO - PRADOS-MG

Bichinho, distrito de Prados, acessos por Tiradentes e por Prados. Atraente vila plena de lojas de artesanato.

Rusticidade, cores. Lojas de artesanato, restaurantes.

Casas coloridas em ambiente descontraído que atrai centenas de visitantes.

Ateliês com obras inusitadas.

Fotos Ítalo Stephan, julho 2023.

01 agosto 2023

JARDIM BOTÂNICO DE JUIZ DE FORA

Recuperado depois da pandemia, o Jardim Botânico da UFJF, em Juiz de Fora, volta a mostrar a sua exuberância. Um dos lagos com deque e pergolado.

Um dos lagos e laboratório 

O berçário das juçaras.

O bosque das jabuticabeiras.

Vegetação pujante, bem cuidada.

Trilha limpas e bem cuidadas. 
O lugar mais bonito de Juiz de Fora.

Fotos Ítalo Stephan, agosto 2023.