domingo, 14 de agosto de 2011

A ERA DOS SEMÁFOROS: UM PROGRESSO?




É cedo ainda para avaliar o início da era dos semáforos em Viçosa, pois há muitos ajustes a serem feitos. Há muitas coisas para melhorar. Nos primeiros dias já tivemos sinais de impaciência, com motociclistas reclamando que os carros não deixavam passagem, buzinas tocadas com raiva, automóveis avançando os sinais, automóveis fechando as vias com sinal aberto, motos passando por cima dos canteiros, batidas entre automóveis, e pessoas atravessando a rua sem observar as mudanças. Havia muito descontentamento. Só sabemos que, por enquanto, teremos de sair mais cedo que antes e chegar mais tarde. É um sacrifício válido em nome do progresso? Adquiriremos o estresse do trânsito truncado, da espera infindável para o sinal verde abrir? Como em outras cidades, teremos vendedores de balas e malabaristas nos sinais? Essa mudança de rotina parece ser definitivo e terá que ser consideradano planejamento dos nossos horários. Aos poucos serão feitos ajustes, o trânsito deve ficar mais organizado. Aos poucos vamos tentar encurtar caminhos, mudar horários, procurar caminhos alternativos e até mesmo abandonar o uso do automóvel, andando um pouco, o que é bom para a saúde.  Entretanto, a cada dia, passam a circular mais automóveis e motocicletas nas mesmas vias de sempre.
O trânsito sem os semáforos  era algo relativamente bem negociado. Estava ficando complicado pois havia imprudência de todos. Mas acho que se perdeu a chance de fazer algo de novo, na base da melhoria da educação e do convívio entre pedestres e automóveis. Terá sido o fim de uma fase de cortesias e gentilezas? Viçosa era reconhecida pelo hábito de se parar nas faixas. Isso acabou. Sem dúvida, há locais em que o semáforo é realmente necessário. O trânsito com o semáforo implica regras rígidas. Pode até dar certo. Queremos que dê. As obras realizadas parecem ainda muito focadas para resolver os problemas dos automóveis, sem atenção aos pedestres e nenhuma aos ciclistas. Colocaram semáforos muito próximos uns aos outros, asfaltaram a linha férrea, estão gastando muito dinheiro com os cercados. A Secretaria de Trânsito terá agora o compromisso, como próximas etapas, de acrescentar nas soluções a melhoria do acesso aos pedestres e aos ciclistas, pois eles saíram perdendo com as atuais alterações. Foram tratados inexplicavelmente  como vilões da história. Isso está incorreto.
Devemos evitar generalizar atitudes como chamar todos os motoristas e pedestres de mal educados, de  crucificar sicrano ou beltrano, de dizer que há gente querendo ver o circo pegar fogo. Já que é para falar de clichês, estamos, todos, no mesmo barco. As décadas sem planejamento inadequado (tempo que ainda não terminou) trazem consequências de difícil, talvez impossível solução. Devemos procurar, todos contribuir para a melhoria da cidade.  Mas, para isso devemos cobrar nosso direito de ser ouvidos, de opinar, de discutir melhor as medidas que afetam indiscriminadamente a todos os habitantes de Viçosa.  Temos de cobrar, também medidas que melhorem a mobilidade e acessibilidade de todos. Há pouca participação da população. O automóvel nunca pode ser tratado como prioridade. Há os pedestres, os ciclistas e os usuários do transporte coletivo na frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário