31 março 2012

Plano Diretor de Luz, MG

Prefeito  Agostinho Carlos Oliveira, vice-prefeita Roberta de Carvalho, vereadores,  equipe técnica da Prefeitura de Luz, cidadãos,  equipe do DAU/UFV em Luz, MG. Março 2012.

Foi iniciado o processo de elaboração do Plano Diretor de Luz, MG, um município de 17.000 habitantes. O DAU/UFV vai assessorar a equipe técnica do município. Um grande desafio !

28 março 2012

Qualquerlândia: assim crescem as cidades

Uma rua qualquer de Qualquerândia: terremos ocupando mais de 100% do lote, invadindo as vias públicas, cultura dos telhados paulistas (que eles me perdoem). Arquitetura (?) kitsch.

27 março 2012

Patrimônio Histórico ameaçado


São Geraldo, MG. Fotos Ítalo Stephan, 2012.

Eis como está a estação ferroviária de São Geraldo, MG.
Uma bela estrutura que tem a placa de Centro Cultural. Abandonada, é casa de pombos, cheia de lixo e vai se deteriorando aos poucos. Descaso da Prefeitura e da RFFSA.

26 março 2012

Plano Diretor de Santa Rita do Sapucaí

De Neusa: 
Estamos aqui em Santa Rita do Sapucaí em uma saga parecida ou pior que a de vocês ,nosso plano diretor está na câmara de vereadores para ser votada na terça-feira(27-03) e com grande possibilidade de ser derrubado por interesses imobiliários "o poder da grana que ergue e destrói coisas belas ". 
Estou recorrendo ao senhor pois não consegui nenhuma informação.
São basicamente duas questôes:
-até quando a cidade pode ficar sem plano diretor e;
-qual a punição(além de estar sem planejamento) que a cidade está recebendo por não ter o plano diretor participativo consolidado.
Grata pela atenção



Sugeri: 
- correr ao Ministério Público, 
- ir às associações de moradores,
- ir a associação de Engenheiros e Arquitetos,
-  ir à tribuna livre da Câmara


Qualquer sugestão é bem vinda!
A história nos mostra as grandes dificuldades do planejamento urbano.

25 março 2012

2600

Só na rua dos Estudantes são uns 700 apartamentos.

2600 é o número de apartamentos em fase de conclusão, apenas na área central de Viçosa, ou seja, nada a mais que uns 800 m de distância à pé do Campus da UFV.
Em dinheiro, isto significa algo em torno de R$468 milhões (base, por baixo de R$180 mil por apartamento). Quem é que compra isto?
À medida que eles forem sendo ocupados, o trânsito ficará ainda mais complicado.
Haja calçadas!

24 março 2012

Fórum de Desenvolvimento de Viçosa

Muito bom o Fórum de Desenvolvimento de Viçosa no lindo prédio do Centev.
Cansativo, às vezes tenso, produtivo.
Parabéns à ADEVI pelo evento!
Mas foram poucos vereadores, não apareceu ninguém do IPLAM. Faltaram os professores do DAU, os alunos de Arquitetura e Urbanismo. Talvez tivessem compromissos mais importantes no sábado.
Fica prá próxima. Fazer o quê, não é mesmo?

23 março 2012

Plano Diretor de Viçosa: a saga continua

O anteprojeto de lei da revisão do Plano Diretor de Viçosa, entregue ao prefeito em 2008 continua a sua saga. Foi para a Câmara, voltou para o prefeito. No momento está na Câmara  Municipal, após receber propostas de alterações.
Queremos saber:
Quem fez as propostas das alterações, quem foi ouvido?
O que da proposta entregue ao prefeito foi modificado e por que?
Quando é que a Câmara vai realizar audiências para apresentação das propostas aos autores do Plano e aos delegados eleitos durante o longo processo participativo?.
Como vai ser o processo de aprovação?
Senhores edis, estamos aguardando!

Comentário postado no facebook:
Jose Roberto Silva
Voces adoram um bla bla bla. Deixa Viçosa crescer, explodir se necessário, isso é problema nosso, quem veio pra cá e ja se aposentou, volte pra suas terrinhas maravilhosas. Tudo isso é pura filosofia de gabinete de ufv.

22 março 2012

I Fórum de Desenvolvimento de Viçosa

I Fórum de Desenvolvimento de Viçosa, promovido pela Agência de Desenvolvimento de Viçosa (ADEVI).
O principal objetivo deste fórum é elaborar o Planejamento Estratégico para Viçosa.
Data: 23 e 24 de março de 2012
Local: Av. Oraida Mendes de Castro, n° 6000 - Novo Silvestre


Informações complementares:
A abertura do evento acontecerá no dia 23, às 18 horas, seguida da palestra “Desenvolvimento Local e Regional”, proferida pela Sra. Liana Carleial (professora da Universidade Federal do Paraná).
No dia 24, às 8h, acontecerão os debates que serão realizados em quatro eixos temáticos:
1 – Gestão Pública
2 – Políticas Sociais
3 – Aspectos físicos e territoriais
4 – Desenvolvimento Econômico
O foco será o município de Viçosa, buscando explorar as potencialidades do local e identificar quais os principais entraves a serem superados para se atingir um nível ascendente de desenvolvimento. Para tal, a discussão envolverá representantes de toda a comunidade com a intenção de se obter um amplo debate que resulte na construção de um Plano Estratégico de Desenvolvimento local e regional.
Outras informações podem ser obtidas no site: www.adevi.org.br/forum

20 março 2012

Eu quero a minha praça! II

Está assim hoje!

Era assim em 2001. Veja a promessa dos construtores.

Estão tentando desembargar via interpretação torta da legislação o que é desembargável. Os trambolhos estão ocupando espaços públicos e a prefeitura não pode permitir! Estamos de olho!
Ver:

http://w.vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/01.011/2087

18 março 2012

CAU - Informe 014 – 16/03/12

NOVA NUMERAÇÃO DOS REGISTROS DO CAU
 Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR definiu os critérios para a numeração dos registros profissionais e a emissão da carteira profissional do CAU. O número de registro profissional já está disponível no Sistema de Informação e Comunicação do CAU – SICCAU e aparece nos Registros de Responsabilidade Técnica (RRT), Certidões, entre outros documentos.
Em homenagem aos relevantes serviços prestados no país e no mundo, o arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer recebeu o registro número 001. A partir do número 002, em conformidade com a Resolução CAU/BR 12/2012, o critério de numeração foi a ordem de antiguidade do registro no conselho anterior. Após a numeração dos registros profissionais egressos daquele conselho, iniciou-se a numeração pela ordem de deferimento no CAU.
As novas carteiras profissionais serão produzidas a seguir, em conformidade com a Resolução CAU/BR 14/2012. O CAU/BR está estudando a forma mais ágil de disponibilização para os profissionais dentre as alternativas existentes no mercado.
Para outras informações, consulte as perguntas mais frequentes em “Dúvidas” nos sites do CAU/UF e CAU/BR.
Assessoria de Comunicação
Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR

Trambolhos

Até quando conviveremos com a ocupação irregular na área da Estacão Cultural Hervê Cordovil? As barracas são ampliadas, o anexo é todo cheio de gambiarras e as aparências são as piores possíveis. A cidade não merece coisa tão ruim. Merece e precisa  usar seus espaços públicos.

16 março 2012

Projeto de lei obriga captação de chuva

Tramita na Câmara projeto que obriga estados e municípios a instituir medidas voltadas para a retenção e o amortecimento das águas pluviais. Pela proposta (PL 3252/12), do Senado, o poder local deverá disciplinar a implantação obrigatória de sistemas de captação e retenção de águas de chuva em cada lote urbano.
Caberá ainda aos poderes locais definir os dispositivos necessários para a retenção das águas de chuvas nos projetos arquitetônicos. Para novos loteamentos, os planos diretores também deverão definir os porcentuais máximos de impermeabilização dos lotes, assim como o excedente máximo de chuvas que será jogado na rede pública pelo terreno.
Retenção
Enquanto as leis locais não forem editadas, cada terreno urbano terá que reter, pelo menos, metade das águas das chuvas por ao menos uma hora antes de despejá-las na rede pública.
De acordo com a autora do projeto, senadora Ana Rita (PT-ES), além de contribuir para a política de drenagem, essas medidas podem diminuir a demanda por água tratada. “A água das chuvas pode ser aproveitada para usos diversos, como a descarga de sanitários e a lavagem de automóveis”, argumenta.
Tramitação
A proposta foi apensada ao Projeto de Lei 6462/09. Ambos serão analisados em caráter conclusivo pelas comissões de Desenvolvimento Urbano e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara

Arte

Não são as enchentes de BH. É apenas uma linda arte.
Artista: Isaac Cordal

Urban pattern: Beijing

Beijing. Ítalo Stephan.Acrílico sobre MDF. 100x100cm, 2010.

13 março 2012

Urban pattern: São Francisco

 São Francisco, Califórnia, EUA. Ítalo Stephan. Acrílico sobre madeirit , 80x60cm, 1996.

12 março 2012

Está errado em Qualquerlândia!


Em Qualquerlândia é assim que ficam as praças públicas quando usadas, erradamente, por bares (privados). Lixo, tampinhas, bingas de cigarros, guardanapos, saquinhos de maionese, grama pisoteada, patrimônio depredado. É o que sobra para os moradores! Praças públicas não são para isto.
Se quiserem trabalhar com bares, os empresários têm de arrumar locais adequados em terrenos privados. Por que alguns têm este privilégio?

11 março 2012

Estação Cultural?



Depósito de lixo, lixeira, mictório, dormitório, motel, esconderijo, drogas. A Estação Cultural Hervê Cordovil está sendo usada assim. Quando é que teremos uma requalificação que saia do papel? 
Agora querem desalojar a Biblioteca dali e levá-la para o Colégio Viçosa e trazer um órgão público. Não é uma boa ideia.
O Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Cultural de Viçosa se manifestou contrário à medida.

10 março 2012

Galerias inacessíveis


As galerias do centro de Viçosa são assim: inacessíveis para cadeirantes. Perderam ótima oportunidade de serem acessíveis há uns vinte anos, como na Galeria Musse e repetiram e ampliaram  o erro na nova galeria. Ela possui um desnível inadequado também para idosos e crianças. 

CAU: ISENÇÃO DE MULTA NAS ANUIDADES

Informativo 013 - 9 de Março de 2012

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR decidiu que, a partir de 13 de março, vai isentar de multa e  juros sobre o pagamento das anuidades de 2012 os profissionais e empresas que não conseguiram emitir o boleto até 28 de fevereiro, por inconsistência ou inexistência cadastral no SICCAU.

Também definiu prazos e condições para o pagamento da primeira anuidade dos recém-formados. Os novos profissionais poderão pagar a anuidade em parcela única com desconto de 10% até o fim do mês que o registro for concedido ou poderão dividir o valor em três parcelas iguais e sucessivas, sem o desconto. Os recém-formados possuem, ainda, 50% de desconto no valor da anuidade, previsto na Resolução CAU/BR 04/2011, sendo que os dois abatimentos são cumulativos.
Assessoria de Comunicação CAU/BR

08 março 2012

Casa eficiente

Casa Basf

Casa eficiente deve ser inaugurada em agosto

ROSANGELA DE MOURA

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA 

Até agosto, São Paulo deverá ter uma construção referência em economia energética. Essa é a proposta da Basf com a CasaE, que será construída no Campo Belo (zona sul da capital) e ficará aberta ao público. 
O projeto de dois andares, desenvolvido pelo escritório da arquiteta Athié Wohnrath, economizará até 70% de energia elétrica em relação a uma construção tradicional. 
DivulgaçãoAs paredes são feitas com placas de poliestireno expandido preenchidas por concreto, o material proporciona, além de resistência, conforto acústico e térmico. 
Ainda no processo construtivo, produtos químicos aumentam a hidratação do cimento, reduzindo o uso de água e a emissão de CO2. No acabamento, tintas que refletem a luz são aplicadas externamente e tintas contra mofo e maresia, nas paredes internas. 
A energia para a casa é captada por painéis solares. Vidros especiais permitem a entrada da luz do dia, sem a interferência do calor do Sol. A água da chuva também é captada para reúso nas descargas de banheiros. E pisos drenantes evitam o acúmulo da água. 

07 março 2012

Primeiro Fórum de Desenvolvimento de Viçosa

A ADEVI - Agência de Desenvolvimento de Viçosa - irá realizar o Primeiro Fórum de Desenvolvimento de Viçosa nos dias 23 e 24 de março e gostaria muito de contar com sua a colaboração.
O Fórum terá como objetivo elaborar um planejamento de longo prazo para Viçosa e região. Para isto, vamos levantar o máximo de informações possíveis sobre cada setor para que as discussões sejam produtivas e o resultado seja um projeto que realmente trará benefícios para toda a região.

Qualquerlândia: péssimo hábito

Em Qualquerlãndia: péssimo hábito de algumas pessoas em desperdiçar muita água tratada  lavando as calçadas e molhando o asfalto.

05 março 2012

A cidade fantasma

Ordos é uma cidade planejada na Mongólia Interior, na China. Foi planejada para ter 1,5 milhão de habitantes. Mas se tornou "um playground para a nova arquitetura, com magníficos edifícios vazios". Sua densidade é de 18 pessoas por quilômetro quadrado - a do Rio de Janeiro é de 5.000 ( Washington Fajardo, O Globo de 04/03/2012)
O museu de Ordos é um exemplo.

Fotos
http://www.ecofriend.com/entry/green-megastructures-ordos-museum-mad-architects/

Evento importante



Está no ar a primeira chamada de trabalhos para o II ENANPARQ – II Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo -  a ser realizado em Natal, Rio Grande do Norte, de 18 a 21 de setembro de 2012, organização do PPGAU/UFRN com a colaboração do PPGAU/UFPB e MUD/UFPE.
Convocamos a participarem do evento professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e profissionais de Arquitetura e Urbanismo e áreas afins, interessados em discutir questões inerentes às Teorias e Práticas na Arquitetura e na Cidade Contemporâneas.
Informações disponíveis no endereço http://www.2enanparq.ct.ufrn.br/
Ver, sobretudo, os links Sobre o II ENANPARQ (apresentação, histórico e temáticas) e formas de Participação (cadastro, submissão de trabalhos e premiações).
Envio de propostas de 22 de fevereiro até 31 de março de 2012.

Semáforo destruído

Sexta-feira, 7 da manhã, um enorme caminhão baú de placa BUS 2361, de Campinas,  fez um retorno à esquerda no trecho de canteiro central da rua Padre Serafim, no início da Gomes Barbosa.  Derrubou o semáforo e foi embora.

02 março 2012

Eu quero minha avenida!

Em 2010, o trecho da rodovia de acesso à Paula Cândido, compreendido entre o Cemitério e a acesso ao Romão dos Reis foi transformado em avenida, apenas para que fosse viabilizada a aprovação das duas torres de 12 pavimentos do Condomínio Ecolife. De lá para cá, nada foi alterado. O trecho não está conformado como avenida. É preciso que a prefeitura a ilumine e que cobre dos  proprietários dos imóveis ao seu  longo  que providenciem a construção de calçadas (sobrou para a UFV!).
É grande o uso da via pelos moradores do Paraíso, Romão dos Reis, Rua Nova, Vila Alves, Deserto etc., que se deslocam a pé ou de bicicleta para o centro, o Campus ou para as escolas, inclusive à noite. Há perigo e insegurança para os pedestres. Outras muitas pessoas usam a via para chegar aos seus locais de trabalho, como o Acamari e os outros condomínios, a pé ou de bicicleta. Idosos, crianças e outros moradores ficam  indefesos e sem alternativas e são obrigados a andar pela pista junto a veículos que transitam a velocidades superiores a 60 km por hora.
A "avenida" não tem passeio ao longo de um trecho com cerca de 1800 metros. Vamos cobrar providências para a Avenida Geraldo Eustáquio Reis! Queremos nossa avenida!

01 março 2012

Melhorou a praça

A demolição da parte sob a cobertura do coreto na Praça Silviano Brandão foi uma boa solução. Outro ponto a favor é a retirada do comércio informal ocupante do espaço público.  Limpou a área, ampliou a visibilidade, ficou melhor e mais seguro caminhar. Falta cuidar mais da limpeza e de alguns reparos.