quinta-feira, 8 de março de 2012

Casa eficiente

Casa Basf

Casa eficiente deve ser inaugurada em agosto

ROSANGELA DE MOURA

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA 

Até agosto, São Paulo deverá ter uma construção referência em economia energética. Essa é a proposta da Basf com a CasaE, que será construída no Campo Belo (zona sul da capital) e ficará aberta ao público. 
O projeto de dois andares, desenvolvido pelo escritório da arquiteta Athié Wohnrath, economizará até 70% de energia elétrica em relação a uma construção tradicional. 
DivulgaçãoAs paredes são feitas com placas de poliestireno expandido preenchidas por concreto, o material proporciona, além de resistência, conforto acústico e térmico. 
Ainda no processo construtivo, produtos químicos aumentam a hidratação do cimento, reduzindo o uso de água e a emissão de CO2. No acabamento, tintas que refletem a luz são aplicadas externamente e tintas contra mofo e maresia, nas paredes internas. 
A energia para a casa é captada por painéis solares. Vidros especiais permitem a entrada da luz do dia, sem a interferência do calor do Sol. A água da chuva também é captada para reúso nas descargas de banheiros. E pisos drenantes evitam o acúmulo da água. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário